Metodologia utilizada

O Centro de eLearning ESEPF nos seus cursos de formação à distância adopta metodologias que beneficiam de algumas características do construtivismo, dando um papel preponderante na qualidade de ensino às especificidades dos formandos.
O modelo de Aprendizagem Virtual ESEPF procura seguir uma linha orientadora de Coaching pretendendo-se que o formador consiga entender quais as intenções e aptidões dos formandos para poder ajudá-lo na construção de conhecimentos.
Este modelo alicerça-se numa vertente centrada no formando, bem como na promoção do trabalho colaborativo que enquadra e orienta todos os participantes para que conheçam os seus papéis e participem na realização dos objectivos definidos.
O formando adopta aqui um papel activo como produtor de conhecimentos, efectuando pesquisas, fornecendo links de interesse, publicando documentos, contribuindo para enriquecer a base de conteúdos dos cursos.
O nosso modelo contemplará o sistema de gestão de aprendizagem LMS (Learning Management System). Neste sistema, haverá aplicações distributivas de conteúdos multimédia interactivos, canais de comunicação síncrona e assíncrona e gestão da aprendizagem com a participação de formandos e formadores.
Os cursos irão ser realizados numa metodologia de b-learning, isto é, presencialmente e à distância. Contará como o apoio dos formadores, que esclarecerão as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderão colocar as suas questões a qualquer momento durante a formação. O curso encontra-se estruturado em aulas que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A primeira e última sessão serão em formato presencial e/ou online. As restantes aulas serão à distância, onde os formandos terão que marcar a presença (clicar no botão presença). Após o final da aula, ela fica disponível, possibilitando ao formando aceder à mesma a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de estarem disponíveis até ao último dia da formação. As aulas são disponibilizadas na plataforma Moodle e pode frequentar cada aula quantas vezes desejar.