Ficha da formação

Educação Inclusiva




Educação Inclusiva

 

Objetivos:

- Compreender o que é inclusão 

- Saber interpretar o Decreto-Lei 54/2018 

- Capacidade para criar estratégias de implementação 

- Conhecer o manual: Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática 

CONTEÚDOS DA AÇÃO 

1- Inclusão: conceito basilar e visões sobre o mesmo (3h) 

2- O DL 54/2018: conteúdo e interpretações (6h) 

3- Estratégias de implementação: variedades, abordagens e formas de criação (10h) 

4- O manual Para uma Educação Inclusiva – Manual de Apoio à Prática (6h): 

4.1 Aspetos essenciais 

4.2 Análise de casos de aplicação 

 



Início: 01-02-2019 | Fim: 18-02-2019


Formador(a): Rosa Maria Almeida Morgado

Formação académica

2010 – 2011_Ciências da Educação – Especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (2.º Ciclo). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

2006_Pós-graduação em Comunicação e Tecnologia Educativa. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

2005 _ Licenciatura em Educação de Infância. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Certificação 

2015_Conselho Científico – Pedagógico da Formação Continua

No âmbito da formação contínua de professores, foi reconhecida por este conselho científico como formadora acreditada nas seguintes áreas e domínios: B15 Tecnologia e Comunicação Educativa; C13 Sensibilização à Educação Especial; C15 Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), com o registo CCPFC/RFO-35774/15.


Publicações académicas e científicas

 Cruz, Maria G. M. B.; Cristóvão, Rosa; Ferreira, Paula; Lopes, Fernando; Costa, Gisela; Claro, Ana R.; Soares, Graça; Águeda, Paula; Moreira, Idalina (no prelo). Informática em Contextos de Educação de Infância – ICEI. Funcionamento e práticas ao nível da introdução das TIC em Jardins de Infância da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, comunicação apresentada no 3.º Congresso Internacional de Educação, “O Mundo da Criança”, organizado pela UTAD, Vila Real, Portugal, 2004.

 Morgado, Leonel; Morgado, Rosa; Cruz, Maria G.; Kahn, K. (2005). Embedding Computer Activities into the Context of Preschools, em “Challenges 2005” (atas de conferência), Paulo Dias & Cândido Varela de Freitas (eds.), ISBN 972-8746-13-05, pp. 471-478, Centro de Competências Nónio Séc. XXI, Universidade do Minho, Braga, Portugal. Disponível on-line no endereço http://home.utad.pt/~leonelm/papers/challenges2005/05LeonelMorgado.pdf.

 João-Monteiro, Maria; Cristóvão-Morgado, Rosa; Bulas-Cruz, Maria; Morgado, Leonel (2003). A Robot in Kindergarten, em “Eurologo’2003 Proceedings – Re-inventing technology on education”, ISBN 972-8336-16-0, pp. 382-387, Cnotinfor, Coimbra, Portugal, 2003. Em: http://home.utad.pt/~leonelm/papers/RobotinKindergarten/RobotinKindergarten.html.

 Morgado, Leonel; Cristóvão, Rosa; Cabral, Manuel; Santos, Gina (2002). Apontamentos de Informática no Ensino 2002-2003 – 1 – Internet, UTAD, Vila Real, Portugal. Disponível on-line em: http://home.utad.pt/~leonelm/ine/Ap2002Internet.pdf.