Destinatários: Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Social.
Conteúdos programáticos:
Módulo 1 | Jogos e a Gamificação
1.1. Conceptualização de Gamificação;
1.2. Origem e a Evolução da Gamificação;
1.3. Características e categorias da gamificação;
1.4. Plataformas de Gamificação.
Módulo 2 | Psicologia e Motivação
2.1. Aprendizagem baseada em jogos, jogos sérios e simulações;
2.2. Memória Emocional;
2.3. Motivação e comportamento: motivação intrínseca e extrínseca;
2.3. Teoria da autodeterminação;
2.4. Feedback;
2.5. Badges e achievements: As recompensas como estímulos;
2.6. Processo de socialização e de interação.
Módulo 3 | Design de Jogo e a Educação
3.1. Técnicas de construção de jogos com aplicabilidade na Educação;
3.2. Pensar como um designer de jogo;
3.3. Design de regras;
3.4. Componentes e dinâmicas dos jogos;
3.5. Exemplos de aplicação de gamificação e de jogos sérios na Educação;
3.6. Aplicação prática dos elementos de jogos em atividades pedagógicas.
Objetivos:
1) Compreender o conceito de gamificação;
2) Conhecer as características da gamificação;
3) Identificar os componentes e as dinâmicas dos jogos;
4) Compreender a aplicabilidade da gamificação no contexto de educação;
5) Conhecer as principais técnicas e estratégias de aplicação do conceito de gamificação em atividades pedagógicas;
6) Conhecer exemplos de aplicação de gamificação e de jogos sérios na educação;
7) Desenvolver atividades pedagógicas aplicando os conhecimentos obtidos com os conceitos de gamificação.

Público alvo:
Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores da Educação Especial
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Conceber e aplicar estratégias de avaliação assentes em mecanismos de autorregulação
- Concebendo atividades e instrumentos de avaliação alinhados com os objetivos
- Promovendo autorregulação nos alunos (autoavaliação e avaliação de pares), no âmbito de estratégias de avaliação formativa
- Saber selecionar e utilizar ferramentas da web 2.0, com propósitos avaliativos
Nota:
Para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos de progressão em carreira de Professores

Nome: Plataforma de Aprendizagem. Colaboração e Partilha para a Cidadania
Nº horas acreditadas: 25h
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-109246/20
A presente ação releva para a progressão de carreira de Docentes do Grupo 100 e 110
