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Destinatários: Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Social.

Conteúdos programáticos:

Módulo 1 | Jogos e a Gamificação

1.1. Conceptualização de Gamificação;

1.2. Origem e a Evolução da Gamificação;

1.3. Características e categorias da gamificação;

1.4. Plataformas de Gamificação.

Módulo 2 | Psicologia e Motivação

2.1. Aprendizagem baseada em jogos, jogos sérios e simulações;

2.2. Memória Emocional;

2.3. Motivação e comportamento: motivação intrínseca e extrínseca;

2.3. Teoria da autodeterminação;

2.4. Feedback;

2.5. Badges e achievements: As recompensas como estímulos;

2.6. Processo de socialização e de interação.

Módulo 3 | Design de Jogo e a Educação

3.1. Técnicas de construção de jogos com aplicabilidade na Educação;

3.2. Pensar como um designer de jogo;

3.3. Design de regras;

3.4. Componentes e dinâmicas dos jogos;

3.5. Exemplos de aplicação de gamificação e de jogos sérios na Educação;

3.6. Aplicação prática dos elementos de jogos em atividades pedagógicas.

Objetivos: 

1) Compreender o conceito de gamificação;

2) Conhecer as características da gamificação;

3) Identificar os componentes e as dinâmicas dos jogos;

4) Compreender a aplicabilidade da gamificação no contexto de educação;

5) Conhecer as principais técnicas e estratégias de aplicação do conceito de gamificação em atividades pedagógicas;

6) Conhecer exemplos de aplicação de gamificação e de jogos sérios na educação;

7) Desenvolver atividades pedagógicas aplicando os conhecimentos obtidos com os conceitos de gamificação.


Público alvo: 

Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores da Educação Especial


No final da formação, os formandos serão capazes de:

  1. Conceber e aplicar estratégias de avaliação assentes em mecanismos de autorregulação
  • Concebendo atividades e instrumentos de avaliação alinhados com os objetivos
  • Promovendo autorregulação nos alunos (autoavaliação e avaliação de pares), no âmbito de estratégias de avaliação formativa

  1. Saber selecionar e utilizar ferramentas da web 2.0, com propósitos avaliativos

 

Nota: 

Para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico  da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos de progressão em carreira de Professores 

 

 


Nome: Plataforma de Aprendizagem. Colaboração e Partilha para a Cidadania

Nº horas acreditadas: 25h

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-109246/20

A presente ação releva para a progressão de carreira de Docentes do Grupo 100 e 110