Ficha da formação
Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? 4ª Edição
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 20-09-2022 | Fim: 11-10-2022FORMADOR
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
CRONOGRAMA
(sessões síncronas das 17h às 19h30)
20 de setembro (síncrona)
22 de setembro (assíncrona)
27 de setembro (síncrona)
29 de setembro (assíncrona)
4 de outubro (síncrona)
11 de outubro (síncrona)
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico
OBJETIVOS
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.
Assim, os objetivos específicos são:
Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
Experienciar diversas metodologias ativas;
Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.
CONTEÚDOS
- MÓDULO 1 - sessão síncrona
Contextualização do percurso formativo
Desafios contemporâneos da educação
MÓDULO 2 - sessão assíncrona
O que são as metodologias ativas?
MÓDULO 3 - sessão assíncrona
As vantagens das metodologias ativas
MÓDULO 4 - sessão síncrona
Aprendizagem baseada em projetos
MÓDULO 5 - sessão assíncrona
Planificação de projeto
- MÓDULO 6 - sessão síncrona
Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos
Apresentação de trabalhos e conclusão
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente não ação releva para a progressão em carreira.
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.