Play based learning


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 22-02-2021 | Fim: 26-03-2021

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: Professores dos grupos 100, 110

Formador:  Daniela Gonçalves e Susana de Almeida


OBJETIVOS A ATINGIR

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa: 

Assim, os objetivos específicos são:

  • dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
  • experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;
  • problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.


MÓDULO 1 - sessão síncrona 22 de fevereiro de 2021 (17h30 20h30)

  • Contextualização do percurso formativo
  • Desafios contemporâneos da educação


MÓDULO 2 - sessão assíncrona 26 de fevereiro de 2021

  • Brinco, jogo e aprendo?
  • A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa

 

MÓDULO 3 - sessão assíncrona 1 de março de 2021

  • O que são as metodologias ativas
  • As vantagens das metodologias ativas
  • as metodologias ativas e o EAD

 

MÓDULO 4 - sessão síncrona 4 de março de 2021 (17h30 20h30)

  • O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD


MÓDULO 5 - sessão assíncrona 12 de março de 2021

  • Exemplos de jogos de play-based learning
  • Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo

 

MÓDULO 6 - sessão síncrona 15 de março de 2021 (17h30 19h30)

  • O referencial avaliativo de play-based learning


MÓDULO 7 - sessão síncrona 26 de março de 2021  (17h30 19h30)

  • Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua 

de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva

para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110

 

Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico 

da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos

de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110





Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.