Play based learning
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 100€
Início: 22-02-2021 | Fim: 26-03-2021Horas acreditadas: 25 H
Destinatários: Professores dos grupos 100, 110
Formador: Daniela Gonçalves e Susana de Almeida
OBJETIVOS A ATINGIR
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:
Assim, os objetivos específicos são:
- dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
- experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;
- problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.
MÓDULO 1 - sessão síncrona 22 de fevereiro de 2021 (17h30 20h30)
- Contextualização do percurso formativo
- Desafios contemporâneos da educação
MÓDULO 2 - sessão assíncrona 26 de fevereiro de 2021
- Brinco, jogo e aprendo?
- A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa
MÓDULO 3 - sessão assíncrona 1 de março de 2021
- O que são as metodologias ativas
- As vantagens das metodologias ativas
- as metodologias ativas e o EAD
MÓDULO 4 - sessão síncrona 4 de março de 2021 (17h30 20h30)
- O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD
MÓDULO 5 - sessão assíncrona 12 de março de 2021
- Exemplos de jogos de play-based learning
- Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo
MÓDULO 6 - sessão síncrona 15 de março de 2021 (17h30 19h30)
- O referencial avaliativo de play-based learning
MÓDULO 7 - sessão síncrona 26 de março de 2021 (17h30 19h30)
- Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua
de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva
para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110
Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico
da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos
de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.
Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
Susana de Almeida tem, ao longo dos anos, trabalhado como professora, educadora, formadora e coordenadora de equipas no contexto educativo português e, mais recentemente, no contexto da educação internacional, em Madrid e em Paris.
Com
o Mestrado em Ciências da Educação e com certificação na área da liderança em
educação, Susana de Almeida é ainda autora de livros para a aprendizagem da língua
ingles