Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? 3ª Edição


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 12-10-2021 | Fim: 02-11-2021

FORMADOR

Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida

 

CRONOGRAMA

12/10/2021 a 02/11/2021

1.ª Sessão | sessão síncrona 12 de outubro de 2021 (17h30 20h30)

2.ª Sessão | sessão assíncrona 14 de outubro de 2021

3.ª Sessão | sessão síncrona 19 de outubro de 2021 (17h30 20h30)

4.ª Sessão | sessão assíncrona 21 de outubro de 2021

5.ª Sessão | sessão assíncrona 26 de outubro de 2021

6.ª Sessão | sessão síncrona 2 de novembro 2021 (17h30 21h30)

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.

Assim, os objetivos específicos são:

Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

Experienciar diversas metodologias ativas;

Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.

 

CONTEÚDOS

  • MÓDULO 1 - sessão síncrona 

Contextualização do percurso formativo

Desafios contemporâneos da educação

MÓDULO 2 - sessão assíncrona

O que são as metodologias ativas?

MÓDULO 3 - sessão assíncrona

As vantagens das metodologias ativas

MÓDULO 4 - sessão síncrona

Aprendizagem baseada em projetos

MÓDULO 5 - sessão assíncrona

Planificação de projeto

  • MÓDULO 6 - sessão síncrona

Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos

Apresentação de trabalhos e conclusão

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente não ação releva para a progressão em carreira. 




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.