Play based learning 2ª edição
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 100€
Início: 09-11-2021 | Fim: 30-12-2021FORMADOR Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
CRONOGRAMA 09/11/2021 a 30/11/2021 1.ª Sessão - 09/11/21 (sessão síncrona - 17h30 às 20h30) 2.ª Sessão - 11/11/21 (sessão assíncrona) 3.ª Sessão - 16/11/21 (sessão assíncrona) 4.ª Sessão - 18/11/21 (sessão síncrona - 17h30 às 20h30) 5.ª Sessão - 23/11/21 (sessão assíncrona) 6.ª Sessão - 30/11/21 (sessão síncrona - 17h30 às 21h30)
MODALIDADE Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO 25 horas acreditadas CCPFC
DESTINATÁRIOS Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo
OBJETIVOS Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa: Assim, os objetivos específicos são: Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem; Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos; Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.
CONTEÚDOS
Contextualização do percurso formativo Desafios contemporâneos da educação
Brinco, jogo e aprendo? A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa
O que são as metodologias ativas As vantagens das metodologias ativas As metodologias ativas e o EAD
O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD
Exemplos de jogos de play-based learning Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo
O referencial avaliativo de play-based learning
Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas
PROGRESSÃO DE CARREIRA Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. |
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.