Gamificação: Nível 1 Estratégias de Motivação e de feedback em atividades pedagógicas
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 100€
Início: 03-05-2019 | Fim: 20-05-2019Destinatários: Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Social.
Presencial:
- 3 de Maio 18h30 - 20h30h (Podem assistir via videoconferência)
On-line (21h)
Conteúdos programáticos:
Módulo 1 | Jogos e a Gamificação
1.1. Conceptualização de Gamificação;
1.2. Origem e a Evolução da Gamificação;
1.3. Características e categorias da gamificação;
1.4. Plataformas de Gamificação.
Módulo 2 | Psicologia e Motivação
2.1. Aprendizagem baseada em jogos, jogos sérios e simulações;
2.2. Memória Emocional;
2.3. Motivação e comportamento: motivação intrínseca e extrínseca;
2.3. Teoria da autodeterminação;
2.4. Feedback;
2.5. Badges e achievements: As recompensas como estímulos;
2.6. Processo de socialização e de interação.
Módulo 3 | Design de Jogo e a Educação
3.1. Técnicas de construção de jogos com aplicabilidade na Educação;
3.2. Pensar como um designer de jogo;
3.3. Design de regras;
3.4. Componentes e dinâmicas dos jogos;
3.5. Exemplos de aplicação de gamificação e de jogos sérios na Educação;
3.6. Aplicação prática dos elementos de jogos em atividades pedagógicas.
Objetivos:
1) Compreender o conceito de gamificação;
2) Conhecer as características da gamificação;
3) Identificar os componentes e as dinâmicas dos jogos;
4) Compreender a aplicabilidade da gamificação no contexto de educação;
5) Conhecer as principais técnicas e estratégias de aplicação do conceito de gamificação em atividades pedagógicas;
6) Conhecer exemplos de aplicação de gamificação e de jogos sérios na educação;
7) Desenvolver atividades pedagógicas aplicando os conhecimentos obtidos com os conceitos de gamificação.
Daniela Pedrosa
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9536-4234
Investigadora de Pós-Doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Doutora em Didática de Ciências e Tecnologias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), especialização em Didática de Informática (2017).
O seu interesse científico é pelas áreas de investigação relacionadas com a autorregulação e corregulação das aprendizagens, avaliação formativa, as novas tecnologias e práticas de e-learning, e por metodologias de investigação e de intervenção (desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas).
Rui João Teles da Silva Ramalho
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Elearning de Paula Frassinetti (CEPF).