Gamificação: Nível 1 Estratégias de Motivação e de feedback em atividades pedagógicas


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 03-05-2019 | Fim: 20-05-2019

Destinatários: Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Social.

Presencial: 

- 3 de Maio 18h30 - 20h30h  (Podem assistir via videoconferência)

On-line (21h)


Conteúdos programáticos:

Módulo 1 | Jogos e a Gamificação

1.1. Conceptualização de Gamificação;

1.2. Origem e a Evolução da Gamificação;

1.3. Características e categorias da gamificação;

1.4. Plataformas de Gamificação.

Módulo 2 | Psicologia e Motivação

2.1. Aprendizagem baseada em jogos, jogos sérios e simulações;

2.2. Memória Emocional;

2.3. Motivação e comportamento: motivação intrínseca e extrínseca;

2.3. Teoria da autodeterminação;

2.4. Feedback;

2.5. Badges e achievements: As recompensas como estímulos;

2.6. Processo de socialização e de interação.

Módulo 3 | Design de Jogo e a Educação

3.1. Técnicas de construção de jogos com aplicabilidade na Educação;

3.2. Pensar como um designer de jogo;

3.3. Design de regras;

3.4. Componentes e dinâmicas dos jogos;

3.5. Exemplos de aplicação de gamificação e de jogos sérios na Educação;

3.6. Aplicação prática dos elementos de jogos em atividades pedagógicas.

Objetivos: 

1) Compreender o conceito de gamificação;

2) Conhecer as características da gamificação;

3) Identificar os componentes e as dinâmicas dos jogos;

4) Compreender a aplicabilidade da gamificação no contexto de educação;

5) Conhecer as principais técnicas e estratégias de aplicação do conceito de gamificação em atividades pedagógicas;

6) Conhecer exemplos de aplicação de gamificação e de jogos sérios na educação;

7) Desenvolver atividades pedagógicas aplicando os conhecimentos obtidos com os conceitos de gamificação.



Daniela Pedrosa



ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9536-4234

Investigadora de Pós-Doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Doutora em Didática de Ciências e Tecnologias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), especialização em Didática de Informática (2017).

O seu interesse científico é pelas áreas de investigação relacionadas com a autorregulação e corregulação das aprendizagens, avaliação formativa, as novas tecnologias e práticas de e-learning, e por metodologias de investigação e de intervenção (desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas).





Rui João Teles da Silva Ramalho



Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0

Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática  e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Elearning de Paula Frassinetti (CEPF).