DISLEXIA: Intervenção Pedagógica Diferenciada (6ª edição)


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 10-02-2022 | Fim: 25-02-2022

Duração: 25 horas acreditadas CCPFC

Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico 1º, 2º e 3º ciclo, Secundário e Ed. Especial

Formador: Doutora Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes

Cronograma: 10/02/2022 a 25/02/2022

- Aulas síncronas: dias 10, 11, 17, 18, 24, 25 no horário das 20.30 h às 23.30 h (total – 18 h).

- Aulas assíncronas: dias 12 e 19, no horário das 17.30 h às 20.00 h e no dia 26 h (total – 7 h).

Modalidade: Curso de Formação - Elearning


OBJETIVOS

O objetivo geral deste curso é capacitar os educadores e professores de formação especializada na área da Dislexia. Os objetivos específicos são: Clarificar o que é a dislexia; Esclarecer os docentes sobre as implicações da dislexia na aprendizagem, nos vários ciclos de escolaridade e os indicadores observáveis já em fase pré-escolar (pré-dislexia); Perceber o que deverá constar de uma avaliação perante a hipótese de dislexia/pré-dislexia; Facultar estratégias de diferenciação numa sala de aula com alunos disléxicos, no ensino do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário e também para educadores, de crianças com atrasos de desenvolvimento, em fase de transição para a escolaridade; Perceber o que professores de ensino regular poderão trabalhar em contexto de apoio pedagógico personalizado; Elucidar sobre como deve organizar-se um apoio especializado em casos de Dislexia.

 

CONTEÚDOS

“Conceitos em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) / Dislexia”

Conceito de DAE; tipificação. O que é a Dislexia – suas manifestações. Indicadores possíveis no ensino pré-escolar e no ensino escolar. Génese neurológica das DAE. 

  • “Desordens na aprendizagem”

O Ato de ler: quais as pré-competências de Leitura, Escrita e Matemática. O que nos preocupar, em termos desenvolvimentais no ensino pré-escolar, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e no ensino secundário.

  • “O trabalho centrado nas causas: o que é um apoio especializado”

Áreas causais na Dislexia. O que avaliar quando se pretende confirmar uma situação de Dislexia. O perfil desenvolvimental e de realização académica de um aluno disléxico.

  • “Envolvimento a cargo de um professor do ensino regular”

Como incluir todos os alunos disléxicos, de todos os níveis de educação, na sala de aula regular; facultar estratégias a serem implementadas em sala de aula e em apoios educativos regulares. 

  • “Como avaliar e como intervir na área percetivo-motora”

Estratégias e recursos pedagógicos para avaliar os desempenhos nas áreas psicomotora, motora e percetiva. Cuidados a observar, materiais a usar, dados a registar.

  • “Como avaliar e como intervir na área da linguagem e fonologia”

Estratégias e recursos pedagógicos para avaliar os desempenhos nas áreas da linguagem compreensiva e expressiva e na consciência fonológica. Cuidados a observar, materiais a usar, dados a registar. Elaboração do perfil do aluno, evidenciando áreas fracas e emergentes a ser maximamente desenvolvidas.

  • “Tarefa organizacional, preventiva e remediativa, da escola”

A organização da escola para a prevenção e remediação de casos com dislexia. O papel proactivo e compreensivo dos pais. O papel preventivo dos centros infantis. A escola enquanto espaço inclusivo, que assume a diferenciação, no tocante às caraterísticas dos alunos disléxicos. Sugestões para possível implementação pelo Sistema Educativo.

  • “Tarefas concretas a cargo de professores de apoio educativo”

Atividades, estratégias e recursos para melhorar os desempenhos dos alunos disléxicos em sessões individuais e ou em “oficinas”: (i) áreas da linguagem e fonologia, perceção auditiva, perceção de tempo e rítmica; ii) perceção espacial, visual e visuo motora). 

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.