Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? 4ª Edição




Valor de inscrição: 100€


Início: 13-07-2022 | Fim: 25-07-2022

FORMADOR

Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida

 

CRONOGRAMA

De 13 a 25 de julho (sessões síncronas das 17h às 19h30)

13 de julho (síncrona) 

15 de julho (assíncrona)

18 de julho (síncrona) 

20 de julho (assíncrona)

22 de julho (síncrona)

25 de julho (síncrona) 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.

Assim, os objetivos específicos são:

Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

Experienciar diversas metodologias ativas;

Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.

 

CONTEÚDOS

  • MÓDULO 1 - sessão síncrona 

Contextualização do percurso formativo

Desafios contemporâneos da educação

MÓDULO 2 - sessão assíncrona

O que são as metodologias ativas?

MÓDULO 3 - sessão assíncrona

As vantagens das metodologias ativas

MÓDULO 4 - sessão síncrona

Aprendizagem baseada em projetos

MÓDULO 5 - sessão assíncrona

Planificação de projeto

  • MÓDULO 6 - sessão síncrona

Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos

Apresentação de trabalhos e conclusão

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente não ação releva para a progressão em carreira. 





Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.