Play based learning 4ª edição




Valor de inscrição: 100€


Início: 31-05-2022 | Fim: 28-06-2022

FORMADOR

Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida

 

CRONOGRAMA

De 31 de maio a 28 de junho (sessões síncronas das 17h às 19h30)

31 de maio (síncrona)

2 de junho (assíncrona)

7 de junho (síncrona)

9 de junho (assíncrona)

15 de junho (síncrona)

20 de junho (assíncrona)

28 de junho (síncrona)

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:  

Assim, os objetivos específicos são:

Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;

Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.

 

CONTEÚDOS

  • MÓDULO 1 - sessão síncrona 

Contextualização do percurso formativo

Desafios contemporâneos da educação

  • MÓDULO 2 - sessão assíncrona

Brinco, jogo e aprendo?

A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa

  • MÓDULO 3 - sessão assíncrona

O que são as metodologias ativas

As vantagens das metodologias ativas

As metodologias ativas e o EAD

  • MÓDULO 4 - sessão síncrona

O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD

  • MÓDULO 5 - sessão assíncrona

Exemplos de jogos de play-based learning 

Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo

  • MÓDULO 6 - sessão síncrona

O referencial avaliativo de play-based learning

  • MÓDULO 7 - sessão síncrona

Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.