POTENCIALIDADES EMERGENTES, DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA


Valor de inscrição: 50€

Início: 24-05-2022 | Fim: 14-06-2022

NOME DA AÇÃO

POTENCIALIDADES EMERGENTES, DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA

 

FORMADOR

Ana Márcia Vaz Serra Fernandes

Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes

Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida

 

CRONOGRAMA

24/05/2022 a 14/06/2022

24 maio/terça-feira (18/20.30) – 2,5 h

28 maio/sábado (10.00/12.30) – 2,5 h

31 maio/terça-feira (18.00/20.00) – 2 h

4 junho/sábado (10.00/12.00) – 2 h

7 junho/terça-feira (18.00/20.00) – 2 h

14 junho/terça-feira (18.00/20.00) – 2 h

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

13 horas acreditadas CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores do Ensino Básico, Secundário e Ed. Especial

 

OBJETIVOS

1 – Clarificar conceitos neste domínio;

2 – Centrar respostas educativas diferenciadas nos princípios e organização atual da escola;

3 - Adquirir conhecimentos sobre metodologias de intervenção diferenciada;

4 - Efetuar a planificação e programação da diferenciação pedagógica;

5 – Definir as estratégias, recursos e técnicas a privilegiar;

6 – Conhecer modelos de resposta praticados no país e no estrangeiro

 

CONTEÚDOS

Enquadramento Conceptual: 

1.a- Educação Inclusiva - princípios, finalidades, tradução contextual;

1.b- Diferenciação Pedagógica.

1.c- Desenho Universal para a Aprendizagem, razões e formatos (dentro e fora da aula).

2.a- Evolução do conceito de inteligência e prevalência da população com elevadas potencialidades; 2.b- características, necessidades, possíveis problemas nas interações contextuais destes alunos; 2.c- mitos e realidades. 

 

Modelos/programas de intervenção pedagógica:

3.a- aceleração, enriquecimento, agrupamento – orientação - fundamentação teórica, princípios básicos, bases de desenvolvimento;

3.b- processos inclusivos, estratégias e atividades criativas;

3.c- bases da planificação/programação da intervenção diferenciada;

3.d- programas de enriquecimento - organização, estratégias, recursos.

 

Enquadramento Legal:

4.a- Alcance e especificidades dos Decreto-Lei n.º 54/2018 e 55/2018, de 6 de julho, nesta matéria e Medidas previstas na portaria n.º 223-A/2018 e 226-A/2018, e sua aplicação efetiva;

4.b- Documentos de suporte - a Declaração de Salamanca, Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

 





Ana Márcia Vaz Serra Fernandes



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