Leitura Tecnológica: Speed Reading ® 3ª Edição




Valor de inscrição: 100€


Início: 23-05-2022 | Fim: 08-06-2022

FORMADOR

Doutora Clara Sofia Torres Gomes

CRONOGRAMA
23/05/2022 a 08/06/2022
23 maio - 18h30 - 2h síncronas e 2h assíncronas
25 maio - 18h30 - 2h síncronas e 2h assíncronas
30 maio - 18h30 - 2h síncronas e 2h assíncronas
2 junho - 18h30 - 2h síncronas e 2h assíncronas
6 junho - 3 h síncronas e 2h assíncronas
8 junho - 4 h síncronas  

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas CCPFC

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 910, 920, 930.

OBJETIVOS

a) Incentivar os docentes à criação de materiais e práticas de ensino-aprendizagem, indo ao encontro da qualidade no ensino, levando os docentes a aprender a fazer melhor, em prol da educação dos discentes, numa sociedade em mudança.

b) Dotar os professores de ferramentas, instrumentos, princípios e motivação para a consecução efetiva de aprendizagens dos seus alunos.

c) Capacitar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas.

c) Consciencializar os docentes da necessidade de práticas pedagógicas mais próximas dos contextos digitais;

d) Saber utilizar plataformas digitais para construírem os seus materiais. 

CONTEÚDOS

Modulo 1

- Preditores da aprendizagem da leitura e da escrita;

- Sinais de alerta das Perturbação de Aprendizagem Específicas;

Módulo 2

- Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão;

- Modelos desenvolvimentais da leitura

- Definição de Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia

 Módulo 3

- Ferramentas digitais para desenvolver a competência da Leitura: aplicação Speed Reading

- Desenvolver a leitura e a escrita através da criação de atividades digitais.

Módulo 4

- Intervenção em Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia;

- Métodos, estratégias e técnicas de intervenção.

 Módulo 5

- Medidas educativas a aplicar em contexto escolar;

- Avaliação.

 Módulo 6

- Avaliação. 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 910, 920, 930.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 910, 920, 930.