Dislexia: mudança de paradigma


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 30-11-2022 | Fim: 17-12-2022

NOME DA AÇÃO 

Dislexia: mudança de paradigma 

 

FORMADOR 

Doutora Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes 

 

CRONOGRAMA 

Aulas Síncronas 

30/11: 9h/12h 

28/11: 20h/23h 

3/12: 9h/12h 

5/12: 20h/23 

10/12: 9/12 

12/12: 20h/23 

17/12: 9h/12h 

 

Aulas Assíncronas 

6/12: 20h/22h 

13/12: 20h/22h 

 

MODALIDADE 

Curso de Formação - Elearning 

 

DURAÇÃO 

25 horas acreditadas pelo CCPFC 

 

DESTINATÁRIOS 

Professores do Grupo 910 

 

OBJETIVOS 

Com esta formação pretende-se que os formandos atinjam os seguintes objetivos: 

•Concetualizar a PAE, a dislexia, a disortografia, a discalculia. 

•Identificar indicadores de dificuldades, que possam ditar a sinalização do aluno. 

•Conhecer formas usuais de avaliação, nomeadamente um modelo de natureza neuro-percetivo-motora. 

•Conhecer como efetuar o planeamento da intervenção específica: medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, procedimentos a adotar na escola, com acesso a diferentes materiais e programas. 

 

CONTEÚDOS 

a) O Ato de Ler e de Escrever e redes neuronais implicadas, 

b) A importância do desenvolvimento, na fase pré-escolar, de domínios como linguagem, fonologia, psicomotricidade, integração perceptivo-motora (visual, auditiva, rítmica, táctilo-quinestésica), memória, atenção, como fatores indispensáveis para a aquisição das aprendizagens escolares simbólicas 

c) Conceito de Perturbação de Aprendizagem Específica - tipificação das alterações no processo de desenvolvimento esperado; prevalência. 

d)Caracterização das dificuldades e suas manifestações nos quotidianos escolares – a dislexia, a disortografia, a disgrafia, a discalculia (as 4 “DIS”); 

e) A génese neurológica das disfunções: algumas teorias explicativas; 

f) A avaliação diagnóstica: estratégias e instrumentos referentes às diferentes áreas básicas e instrumentais – modelo neuro-percetivo-motor;   

g) Estratégias e instrumentos de avaliação das competências académicas básicas e instrumentais; traçado do Perfil do Aluno; 

h) Estratégias, atividades e recursos para a intervenção psicopedagógica diferenciada, baseada nos dados colhidos na Avaliação diagnóstico; 

i)Formas de organização e planificação da intervenção; 

j) Os contextos educativos, familiar e escolar, enquanto espaços-barreira ou contextos facilitadores de desenvolvimento humano. 

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA 

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 910 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 910