Leitura Tecnológica


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 10-01-2023 | Fim: 27-01-2023

NOME DA AÇÃO 

Leitura Tecnológica 

 

FORMADOR 

Doutora Clara Sofia Torres Gomes 

 

CRONOGRAMA 

Terça 10/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona 

Sexta - 13/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona 

Terça 17/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona 

Sexta – 20/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona 

Terça 24/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona 

Sexta – 27/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona 

 

MODALIDADE 

Curso de Formação - Elearning 

 

DURAÇÃO 

25 horas acreditadas pelo CCPFC 

 

DESTINATÁRIOS 

Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial 

 

OBJETIVOS 

a) Incentivar os docentes à criação de materiais e práticas de ensino-aprendizagem, indo ao encontro da qualidade no ensino, levando os docentes a aprender a fazer melhor, em prol da educação dos discentes, numa sociedade em mudança. 

b) Dotar os professores de ferramentas, instrumentos, princípios e motivação para a consecução efetiva de aprendizagens dos seus alunos. 

c) Capacitar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas. 

c) Consciencializar os docentes da necessidade de práticas pedagógicas mais próximas dos contextos digitais; 

d) Saber utilizar plataformas digitais para construírem os seus materiais. 

 

CONTEÚDOS 

Modulo 1 

- Preditores da aprendizagem da leitura e da escrita; 

- Sinais de alerta das Perturbação de Aprendizagem Específicas; 

Módulo 2 

- Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão; 

- Modelos desenvolvimentais da leitura 

- Definição de Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia 

Módulo 3 

- Ferramentas digitais para desenvolver a competência da Leitura: aplicação Speed Reading 

- Desenvolver a leitura e a escrita através da criação de atividades digitais. 

Módulo 4 

- Intervenção em Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia; 

- Métodos, estratégias e técnicas de intervenção. 

Módulo 5 

- Medidas educativas a aplicar em contexto escolar; 

- Avaliação. 

Módulo 6 

- Avaliação. 

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA 

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.