Ensinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico: monodocência e articulação de saberes 2ª Edição


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 16-05-2023 | Fim: 30-05-2023

NOME DA AÇÃO 

Ensinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico: monodocência e articulação de saberes 

 Nº de registo da Ação: CCPFC/ACC-118755/22

FORMADOR 

Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves 

 

CRONOGRAMA 

1.ª sessão síncrona – 16 de maio (das 17h às 19h30) 
2.ª sessão assíncrona 
3.ª sessão síncrona – 18 maio (das 17h às 19h30) 
4.ª sessão assíncrona  
5.ª sessão síncrona – 23 de maio (das 17h às 19h30) 
6.ª sessão assíncrona 

7.ª sessão síncrona – 30 de maio (das 17h às 19h30) 

 

MODALIDADE 

Curso de Formação - Elearning 

 

DURAÇÃO 

25 horas acreditadas pelo CCPFC 

 

DESTINATÁRIOS 

Professores do Grupo 110 

 

OBJETIVOS 

Para este curso de formação definimos os seguintes objetivos:  

  • Consciencializar os formandos para a oportunidade de gerir o currículo e implementar abordagens pedagógicas contextualizadas, abertas e flexíveis.  

  • Desenvolver a articulação curricular assente em relações multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares numa perspetiva integradora e interdisciplinar dos saberes. 

  • Refletir sobre as metodologias integradoras do planeamento do ensino, da aprendizagem e da avaliação.  

  • Promover dinâmicas pedagógicas alicerçadas em equipas de trabalho docente. 

 

CONTEÚDOS 

  1. Desenvolvimento profissional e construção de saber profissional docente (5h) 

  1. Percursos profissionais, teorias e conhecimento empírico (5h) 

  1. Identidade(s) do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5h) 

  1. A monodocência, a coadjuvação, pluridocência e equipas educativas (5h) 

  1. Múltiplos olhares e práticas de ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (5h) 

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA 

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira. 




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.