Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como? 5ª edição


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 02-06-2023 | Fim: 19-06-2023

NOME DA AÇÃO

Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como?

 

FORMADOR

DANIELA ALEXANDRA RAMOS GONÇALVES

SUSANA MARIA CARMO MARQUES DA SILVA DE ALMEIDA

CRONOGRAMA

2 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)

5 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)

13 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)

19 de junho – sessão síncrona (das 17h30 às 19h30)

+ 15 horas assíncronas

 

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Centro de Educação a Distância

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.

Assim, os objetivos específicos são:

-Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

-Experienciar diversas metodologias ativas;

-Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1 - sessão síncrona 

-Contextualização do percurso formativo

-Desafios contemporâneos da educação 

MÓDULO 2 - sessão assíncrona

 -O que são as metodologias ativas?

 MÓDULO 3 - sessão assíncrona

-As vantagens das metodologias ativas 

MÓDULO 4 - sessão síncrona

-Aprendizagem baseada em projetos

MÓDULO 5 - sessão assíncrona

-Planificação de projeto

MÓDULO 6 - sessão síncrona

-Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos

-Apresentação de trabalhos e conclusão

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico. 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.