Leitura Tecnológica (2ª Edição)


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 16-06-2023 | Fim: 29-06-2023

NOME DA AÇÃO

Leitura Tecnológica

 

FORMADOR

Doutora Clara Sofia Torres Gomes

 

CRONOGRAMA

Dia 16 de junho - 17h30-20h30 (aulas síncronas) e das 20h30-22h30 (aulas assíncronas)

Dia 19 de junho - 17h30-20h30 (aulas síncronas) e das 20h30-22h30 (aulas assíncronas) 

Dia 20 de junho - 17h30-20h30 (aulas síncronas) e das 20h30-22h30 (aulas assíncronas) 

Dia 26 de junho - 17h30-20h30 (aulas síncronas) e das 20h30-22h30 (aulas assíncronas) 

Dia 29 de junho - 17h30-20h30 (aulas síncronas) e das 20h30-22h30 (aulas assíncronas) 

 

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial

 

OBJETIVOS

a) Incentivar os docentes à criação de materiais e práticas de ensino-aprendizagem, indo ao encontro da qualidade no ensino, levando os docentes a aprender a fazer melhor, em prol da educação dos discentes, numa sociedade em mudança.

b) Dotar os professores de ferramentas, instrumentos, princípios e motivação para a consecução efetiva de aprendizagens dos seus alunos.

c) Capacitar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas.

c) Consciencializar os docentes da necessidade de práticas pedagógicas mais próximas dos contextos digitais;

d) Saber utilizar plataformas digitais para construírem os seus materiais.

 

CONTEÚDOS

Modulo 1

- Preditores da aprendizagem da leitura e da escrita;

- Sinais de alerta das Perturbação de Aprendizagem Específicas;

Módulo 2

- Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão;

- Modelos desenvolvimentais da leitura

- Definição de Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia

Módulo 3

- Ferramentas digitais para desenvolver a competência da Leitura: aplicação Speed Reading

- Desenvolver a leitura e a escrita através da criação de atividades digitais.

Módulo 4

- Intervenção em Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia;

- Métodos, estratégias e técnicas de intervenção.

Módulo 5

- Medidas educativas a aplicar em contexto escolar;

- Avaliação.

Módulo 6

- Avaliação.

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.