Ficha da formação
Acolher a criança Autista – estratégias de mediação pedagógica para educadores de infância e professores do 1º CEB - 1ªEd.
Valor de inscrição: 100€
Início: 24-09-2024 | Fim: 15-10-2024NOME DA AÇÃO |
Acolher a criança Autista – estratégias de mediação pedagógica para educadores de infância e professores do 1º CEB |
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FORMADOR |
Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes |
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CRONOGRAMA |
24 setembro – Síncrona (17h30/20h) 25 setembro – Assíncrona (17h30/22h30) 01 outubro – Síncrona (17h30/20h) 02 outubro – Assíncrona (17h30/22h30) 08 outubro – Síncrona (17h30/20h) 09 outubro – Assíncrona (17h30/22h30) 15 outubro - Síncrona (17h30/20h) |
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MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
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DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
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DESTINATÁRIOS |
Professores dos Grupos 100 e 110 |
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OBJETIVOS |
Apropriar-se de metodologias e estratégias de mediação pedagógica para intervir de modo a promover a continuidade curricular, entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, respeitando as especificidades de cada etapa do percurso educativo; -Entender os fundamentos de uma educação inclusiva, potenciando as medidas universais como respostas personalizadas e equitativas; -Identificar os comportamentos e as características das crianças com autismo na sala de aula, promovendo a aceitação e a relação com os seus pares; -Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares enquanto elementos ativos na representatividade dos seus alunos. |
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CONTEÚDOS |
• Regime Jurídico da Educação Inclusiva • Noções básicas da condição Autística • Mediação pedagógica da criança com Autismo na articulação vertical entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico • Acolhimento e Estratégias de intervenção na sala de aula • Trabalho e cooperação em equipa multidisciplinar |
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PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 100 e 110. |
Ana Maria Paula Marques Gomes
Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC
ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.
Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.