Ficha da formação
Ensinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico: monodocência e articulação de saberes
Inscrições encerradas! Mais informações: sec.cead @ esepf.pt
Valor de inscrição: 125€
Início: 04-11-2024 | Fim: 15-11-2024
CRONOGRAMA
Sessões síncronas (das 17h30 às 20h)
novembro – 4, 6, 13 e 15 de 2024
As restantes são assíncronas
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores do Grupo 110
OBJETIVOS
Para este curso de formação definimos os seguintes objetivos:
o Consciencializar os formandos para a oportunidade de gerir o currículo e implementar abordagens pedagógicas contextualizadas, abertas e flexíveis.
o Desenvolver a articulação curricular assente em relações multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares numa perspetiva integradora e interdisciplinar dos saberes.
o Refletir sobre as metodologias integradoras do planeamento do ensino, da aprendizagem e da avaliação.
o Promover dinâmicas pedagógicas alicerçadas em equipas de trabalho docente.
CONTEÚDOS
Desenvolvimento profissional e construção de saber profissional docente (5h)
Percursos profissionais, teorias e conhecimento empírico (5h)
Identidade(s) do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico (5h)
A monodocência, a coadjuvação, pluridocência e equipas educativas (5h)
Múltiplos olhares e práticas de ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (5h)
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores do grupo 110.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.