Acolher a criança Autista – estratégias de mediação pedagógica para educadores de infância e professores do 1º CEB


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 125€

Início: 25-11-2024 | Fim: 16-12-2024

CRONOGRAMA

25 novembro – Síncrona

26 novembro – Assíncrona

02 dezembro – Síncrona

03 dezembro – Assíncrona

09 dezembro – Síncrona

10 dezembro – Assíncrona

16 dezembro - Síncrona

Aula Síncrona (17h30/20h)

Aula Assíncrona (17h30/22h30)

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 100 e 110


OBJETIVOS

Apropriar-se de metodologias e estratégias de mediação pedagógica para intervir de modo a promover a continuidade curricular, entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, respeitando as especificidades de cada etapa do percurso educativo;

-Entender os fundamentos de uma educação inclusiva, potenciando as medidas universais como respostas personalizadas e equitativas;

-Identificar os comportamentos e as características das crianças com autismo na sala de aula, promovendo a aceitação e a relação com os seus pares;

-Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares enquanto elementos ativos na representatividade dos seus alunos.

CONTEÚDOS

•                Regime Jurídico da Educação Inclusiva

•                Noções básicas da condição Autística  

•                Mediação pedagógica da criança com Autismo na articulação vertical entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico

•                Acolhimento e Estratégias de intervenção na sala de aula 

•                Trabalho e cooperação em equipa multidisciplinar

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 100 e 110.

 




Ana Maria Paula Marques Gomes



Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC

ID ORCID.org:
0000-0002-2492-3112

Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.

Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.