Ficha da formação

Discalculia! Da Diagnose às estratégias na sala de aula 9ª Edição


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 27-10-2020 | Fim: 10-11-2020

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: 100, 110, 230 e 910

Formador: Rui Ramalho

Sessões E-Learning:

27,29 out.

2,4,6 e10 nov.

 

As sessões começam às 18H30.


Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua 

de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva

para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110,230, e 910.

 

Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico 

da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos

de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110,230 e 910.

 

Objetivos:

Reconhecer os sinais de alerta e as suas principais manifestações; 

Utilizar materiais de diagnóstico para a discalculia; 

Avaliar os estudantes com os materiais de diagnóstico; 

Realizar, eficazmente, a diagnose da discalculia; 

Programar a intervenção com estratégias adequadas a cada estudante.  

 

CONTEÚDOS DA AÇÃO 

MÓDULO 1 

·         Herança sociocultural no desenvolvimento numérico. 

·         As primeiras teorias da aprendizagem e do desenvolvimento numérico. 

MÓDULO 2 

·         O modelo de desenvolvimento numérico em idade pré-escolar: 

·         Sistema numérico primário ou pré-verbal; 

·         Sistema simbólico secundário ou verbal. 

MÓDULO 3 

·         Influência da capacidade do sentido de número no desempenho em matemática. 

·         Estatísticas nacionais e internacionais do desempenho em matemática. 

MÓDULO 4 

·         Enquadramento do Currículo de Matemática na Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 

MÓDULO 5 

·         Educação Inclusiva. 

·         Perturbação de Aprendizagem Específica: -Discalculia. 

MÓDULO 6 

·         Toolkit dos Números: 

·                    Atividades; 

·                    Grelhas de Avaliação. 

·         Estratégias. 


Error reading from database

More information about this error