Ficha da formação

Os Portfólios Educativos Digitais na Aprendizagem


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 100€

Início: 05-02-2019 | Fim: 19-02-2019

Cronograma:

De 5,7,12,14 e 19 de fevereiro de 2019 


Razões justificativas da ação 

Com esta ação pretende-se que os educadores e professores questionem a sua cultura docente, investindo no intercâmbio de práticas bem sucedidas e em aprendizagens mútuas/partilhadas, tendo em conta as características gerais das crianças do século XXI. A estratégia de formação exige repensar práticas pedagógicas e posturas organizacionais que estimulem e desenvolvam atitudes autónomas, participativas e colaborativas, com base em conceitos como reflexividade e autonomia, possibilitando a emergência de processos de ensino mais criativos e inovadores, incluindo a utilização de portfólios educativos digitais na aprendizagem. 

Objetivos a atingir:

Com esta proposta ação pretende-se: 

o Problematizar o paradigma cultural/educativo contemporâneo 

o Permitir uma maior consciência do trabalho docente realizado e suas implicações 

o Reconhecer os utilizadores dos portfólios educativos digitais como questionadores/ investigadores da prática 

o Desenvolver a cultura da cooperação entre pares 

o Estimular a competência formativa, implicando os docentes no questionamento e na reconfiguração de práticas profissionais




Formador(a): Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CEDH da UCP e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e na Tecnologia Educativa. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.