Ficha da formação
(Quase) tudo sobre STEAM
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 02-03-2021 | Fim: 24-03-2021Horas acreditadas: 25 H
Destinatários: Professores dos grupos 100, 110
Formador: Daniela Gonçalves e Susana de Almeida
OBJETIVOS A ATINGIR
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam a abordagem STEAM e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.
Assim, os objetivos específicos são:
- dar a conhecer as questões teóricas do STEAM;
- experienciar diversas abordagens pedagógicas com base no STEAM;
- problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, numa abordagem STEAM da aprendizagem.
CONTEÚDOS DA AÇÃO
MÓDULO 1 - sessão síncrona 2 de março de 2021 (17h30 20h30)
- Contextualização do percurso formativo
- Desafios contemporâneos da educação
MÓDULO 2 - sessão assíncrona 5 de março de 2021
- O STEAM e a sua importância na Educação
- Os desafios do STEAM
MÓDULO 3 - sessão assíncrona 8 de março de 2021
- STEAM: processo e produto
MÓDULO 4 - sessão síncrona 12 de março de 2021 (17h30 às 20h30)
- O STEAM na prática
MÓDULO 5 - sessão assíncrona 15 de março de 2021
- Planificação de um projeto STEAM
MÓDULO 6 - sessão síncrona 19 de março de 2021 (17h30 às 19h30)
- A avaliação em STEAM
MÓDULO 7 - sessão síncrona 24 de março de 2021 (17h30 às 19h30)
- Apresentação de trabalhos e balanço do percurso formativo.
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.