Portefólio de Crianças como Estratégia de Avaliação para a Aprendizagem na Educação de Infância


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 125€

Início: 20-02-2020 | Fim: 20-09-2020

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: 100

  • presencial: 20 fev. (2h - 18.30h às 20.30h)
  • online: 26 fev., 28 fev., 4 mar., 6 mar., 11 mar., 13 mar., 18 mar. (19.30h às 22.30h)
  • presencial: 20 mar. (2h - 18.30h às 20.30h)

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua 

de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva

para a progressão em carreira de Educadores de Infância.

Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico 

da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos

de progressão em carreira de Educadores de Infância.


Objetivos:

1. Reconhecer a importância da avaliação para a qualidade da intervenção educativa

2. Conhecer técnicas e instrumentos de avaliação e documentação das aprendizagens das crianças

3. Desenvolver estratégias de avaliação para as aprendizagens das crianças através de portfólios

 

Conteúdos:

-Avaliação das aprendizagens na Educação de Infância: especificidades e documentos orientadores sobre avaliação

-Portefólios de crianças como metodologia de documentação e avaliação das aprendizagens

-definição de portefolio

-tipos de portefolios

-Processo de seleção de conteúdo e organização do portfólio

-critérios na seleção de evidências

-importância da seleção do adulto

-importância da seleção da criança no processo de reflexão e autoavaliação

-Análise do conteúdo do portefólio: orientações para a análise das evidências recolhidas

-Propostas de intervenção e regulação da prática educativa com base nas evidências recolhidas

-Conferências de apresentação e reflexão sobre o portefólio

-Elaboração de sínteses de desenvolvimento com base nas evidências recolhidas

-Envolvimento parental no processo de elaboração dos portefólios

-Avaliação do processo de elaboração dos portfólios – indicadores e procedimentos




Brigite Carvalho da Silva




Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt/portal/4716-3FE7-B363


Professora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti na área de formação de professores. 

Possui Licenciatura em Educação de Infância e Doutoramento na área da Didática e Organização Escolar pela Universidad de Jaén. 

Tem desenvolvido vários projetos de intervenção e investigação nacionais e internacionais no âmbito da formação de educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico.