Ficha da formação
Portefólio de Crianças como Estratégia de Avaliação para a Aprendizagem na Educação de Infância
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 20-02-2020 | Fim: 20-09-2020Horas acreditadas: 25 H
Destinatários: 100
- presencial: 20 fev. (2h - 18.30h às 20.30h)
- online: 26 fev., 28 fev., 4 mar., 6 mar., 11 mar., 13 mar., 18 mar. (19.30h às 22.30h)
- presencial: 20 mar. (2h - 18.30h às 20.30h)
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua
de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva
para a progressão em carreira de Educadores de Infância.
Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico
da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos
de progressão em carreira de Educadores de Infância.
Objetivos:
1. Reconhecer a importância da avaliação para a qualidade da intervenção educativa
2. Conhecer técnicas e instrumentos de avaliação e documentação das aprendizagens das crianças
3. Desenvolver estratégias de avaliação para as aprendizagens das crianças através de portfólios
Conteúdos:
-Avaliação das aprendizagens na Educação de Infância: especificidades e documentos orientadores sobre avaliação
-Portefólios de crianças como metodologia de documentação e avaliação das aprendizagens
-definição de portefolio
-tipos de portefolios
-Processo de seleção de conteúdo e organização do portfólio
-critérios na seleção de evidências
-importância da seleção do adulto
-importância da seleção da criança no processo de reflexão e autoavaliação
-Análise do conteúdo do portefólio: orientações para a análise das evidências recolhidas
-Propostas de intervenção e regulação da prática educativa com base nas evidências recolhidas
-Conferências de apresentação e reflexão sobre o portefólio
-Elaboração de sínteses de desenvolvimento com base nas evidências recolhidas
-Envolvimento parental no processo de elaboração dos portefólios
-Avaliação do processo de elaboração dos portfólios – indicadores e procedimentos
Brigite Carvalho da Silva
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/4716-3FE7-B363
Professora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti na área de formação de professores.
Possui Licenciatura em Educação de Infância e Doutoramento na área da Didática e Organização Escolar pela Universidad de Jaén.
Tem desenvolvido vários projetos de intervenção e investigação nacionais e internacionais no âmbito da formação de educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico.