Ficha da formação
Ações estratégicas de ensino a partir da abordagem multinível
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 18-04-2023 | Fim: 08-05-2023NOME DA AÇÃO |
Ações estratégicas de ensino a partir da abordagem multinível |
Nº de registo da Ação: CCPFC/ACC-118757/22 |
FORMADOR |
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves / Dra. Isabel Maria Campos Pereira |
|
CRONOGRAMA |
18 de abril: síncrona 20 de abril: síncrona 27 de abril: assíncrona 2 de maio: síncrona 4 de maio: assíncrona 7 de maio: assíncrona 8 de maio: síncrona |
|
MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
|
DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
|
DESTINATÁRIOS |
Professores do Grupo 100 e 110 |
|
OBJETIVOS |
Com a presente formação pretende-se que os formandos desenvolvam competências para um planeamento do processo de ensino e de aprendizagem através de uma abordagem multinível (DUA), capaz de responder às necessidades, motivações e especificidades de cada aluno. Os objetivos específicos são: -Refletir sobre práticas profissionais, promovendo a atualização das práticas pedagógicas implementadas em sala de aula, tendo por fim o desenvolvimento do currículo para todos; -Compreender que o planeamento pedagógico e o feedback, com recurso aos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem, são essenciais para a vivência efetiva do currículo inclusivo; -(Re)desenhar cenários de aprendizagem, aplicando estratégias e técnicas de intervenção específicas em prol do sucesso de todos os alunos, tendo em conta as características e as especificidades de cada um; -Promover a colaboração entre os formandos na partilha de ideias, construção de materiais e formas destes serem aplicados em contexto de sala de aula; -Consolidar a aprendizagem cooperativa através do debate e da partilha entre os formandos |
|
CONTEÚDOS |
MÓDULO 1 - sessão síncrona (2h30) ● Contextualização do percurso formativo ● Desafios da educação contemporânea MÓDULO 2 - sessão síncrona (2h30) ●Desenho Universal para a Aprendizagem – uma abordagem inclusiva ●Planeamento pedagógico colaborativo MÓDULO 3 - sessão assíncrona (5h) ●Transtorno por Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH): perfil neuropsicológico e neurobiológico ●Intervenção: abordagens em sala de aula MÓDULO 4 - sessão síncrona (2h30) ●Feedback: mecanismo facilitador da aprendizagem MÓDULO 5 - sessão assíncrona (5h) ●Dislexia: perfil neuropsicológico ●Intervenção: abordagens em sala de aula MÓDULO 6 - sessão assíncrona (5h) ●Perturbação do Espectro do Autismo: epidemiologia e sintomatologia ●Intervenção: abordagens em sala de aula MÓDULO 7 - sessão síncrona (2h30m) ●Partilha dos itinerários formativos em grande grupo. ●Balanço das aprendizagens |
|
PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110 Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira. |
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.