Ficha da formação
Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como?
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 09-04-2021 | Fim: 30-04-2021Horas acreditadas: 25 H
Destinatários: Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico
Formadoras: Daniela Gonçalves e Susana de Almeida
OBJETIVOS A ATINGIR
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.
Assim, os objetivos específicos são:
- dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
- experienciar diversas metodologias ativas;
- problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.
CONTEÚDOS DA AÇÃO
MÓDULO 1 - sessão síncrona 9 de abril de 2021 (17h30 20h30)
Contextualização do percurso formativo
Desafios contemporâneos da educação
MÓDULO 2 - sessão assíncrona 12 de abril de 2021
O que são as metodologias ativas?
MÓDULO 3 - sessão síncrona 16 de abril de 2021 (17h30 20h30)
As vantagens das metodologias ativas
MÓDULO 4 - sessão assíncrona 19 de abril de 2021
Aprendizagem baseada em projetos
MÓDULO 5 - sessão assíncrona 23 de abril de 2021
Planificação de projeto
MÓDULO 6 - sessão síncrona 30 de abril 2021 (17h30 21h30)
Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos
Apresentação de trabalhos e conclusão
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.