Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como?


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 125€

Início: 09-04-2021 | Fim: 30-04-2021

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico

Formadoras:  Daniela Gonçalves e Susana de Almeida


OBJETIVOS A ATINGIR

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.

Assim, os objetivos específicos são:

  • dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
  • experienciar diversas metodologias ativas;
  • problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.


CONTEÚDOS DA AÇÃO

MÓDULO 1 - sessão síncrona 9 de abril de 2021 (17h30 20h30)

Contextualização do percurso formativo

Desafios contemporâneos da educação

 

MÓDULO 2 - sessão assíncrona 12 de abril de 2021 

 O que são as metodologias ativas?

 

MÓDULO 3 - sessão síncrona 16 de abril de 2021  (17h30 20h30)

 As vantagens das metodologias ativas

 

MÓDULO 4 - sessão assíncrona 19 de abril de 2021

 Aprendizagem baseada em projetos

 

 MÓDULO 5 - sessão assíncrona 23 de abril de 2021

 Planificação de projeto

  

MÓDULO 6 - sessão síncrona 30 de abril 2021 (17h30 21h30)

 Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos

Apresentação de trabalhos e conclusão








Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.