Discalculia! Da Diagnose às estratégias na sala de aula (13ª edição)


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 125€

Início: 15-11-2022 | Fim: 02-12-2022

Horas acreditadas: 25 H

Destinatários: 100, 110, 230 e 910

Formador: Rui Ramalho

Sessões E-Learning: 15,18,22,25,29 de novembro e 2 de dezembro.

 

A primeira sessão começa às 19h e as seguintes  às 18H30.


Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua 

de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva

para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110,230, e 910.

 

Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico 

da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos

de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110,230 e 910.

 

Objetivos:

Reconhecer os sinais de alerta e as suas principais manifestações; 

Utilizar materiais de diagnóstico para a discalculia; 

Avaliar os estudantes com os materiais de diagnóstico; 

Realizar, eficazmente, a diagnose da discalculia; 

Programar a intervenção com estratégias adequadas a cada estudante.  

 

CONTEÚDOS DA AÇÃO 

MÓDULO 1 

·         Herança sociocultural no desenvolvimento numérico. 

·         As primeiras teorias da aprendizagem e do desenvolvimento numérico. 

MÓDULO 2 

·         O modelo de desenvolvimento numérico em idade pré-escolar: 

·         Sistema numérico primário ou pré-verbal; 

·         Sistema simbólico secundário ou verbal. 

MÓDULO 3 

·         Influência da capacidade do sentido de número no desempenho em matemática. 

·         Estatísticas nacionais e internacionais do desempenho em matemática. 

MÓDULO 4 

·         Enquadramento do Currículo de Matemática na Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 

MÓDULO 5 

·         Educação Inclusiva. 

·         Perturbação de Aprendizagem Específica: -Discalculia. 

MÓDULO 6 

·         Toolkit dos Números: 

·                    Atividades; 

·                    Grelhas de Avaliação. 

·         Estratégias. 




Rui João Teles da Silva Ramalho



Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0

Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática  e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).