Ficha da formação
Discalculia! Da Diagnose às estratégias na sala de aula (12ª edição)
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 16-02-2022 | Fim: 04-03-2022Horas acreditadas: 25 H
Destinatários: 100, 110, 230 e 910
Formador: Rui Ramalho
Sessões E-Learning: 16,18,23,25 de fevereiro e 2, 4 de março
As sessões começam às 18H30.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua
de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva
para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110,230, e 910.
Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico
da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos
de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100,110,230 e 910.
Objetivos:
Reconhecer os sinais de alerta e as suas principais manifestações;
Utilizar materiais de diagnóstico para a discalculia;
Avaliar os estudantes com os materiais de diagnóstico;
Realizar, eficazmente, a diagnose da discalculia;
Programar a intervenção com estratégias adequadas a cada estudante.
CONTEÚDOS DA AÇÃO
MÓDULO 1
· Herança sociocultural no desenvolvimento numérico.
· As primeiras teorias da aprendizagem e do desenvolvimento numérico.
MÓDULO 2
· O modelo de desenvolvimento numérico em idade pré-escolar:
· Sistema numérico primário ou pré-verbal;
· Sistema simbólico secundário ou verbal.
MÓDULO 3
· Influência da capacidade do sentido de número no desempenho em matemática.
· Estatísticas nacionais e internacionais do desempenho em matemática.
MÓDULO 4
· Enquadramento do Currículo de Matemática na Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
MÓDULO 5
· Educação Inclusiva.
· Perturbação de Aprendizagem Específica: -Discalculia.
MÓDULO 6
· Toolkit dos Números:
· Atividades;
· Grelhas de Avaliação.
· Estratégias.
Rui João Teles da Silva Ramalho
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).