Ficha da formação
Dislexia: mudança de paradigma
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 30-11-2022 | Fim: 17-12-2022NOME DA AÇÃO |
Dislexia: mudança de paradigma |
|
FORMADOR |
Doutora Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes |
|
CRONOGRAMA |
Aulas Síncronas 30/11: 9h/12h 28/11: 20h/23h 3/12: 9h/12h 5/12: 20h/23 10/12: 9/12 12/12: 20h/23 17/12: 9h/12h
Aulas Assíncronas 6/12: 20h/22h 13/12: 20h/22h |
|
MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
|
DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
|
DESTINATÁRIOS |
Professores do Grupo 910 |
|
OBJETIVOS |
Com esta formação pretende-se que os formandos atinjam os seguintes objetivos: •Concetualizar a PAE, a dislexia, a disortografia, a discalculia. •Identificar indicadores de dificuldades, que possam ditar a sinalização do aluno. •Conhecer formas usuais de avaliação, nomeadamente um modelo de natureza neuro-percetivo-motora. •Conhecer como efetuar o planeamento da intervenção específica: medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, procedimentos a adotar na escola, com acesso a diferentes materiais e programas. |
|
CONTEÚDOS |
a) O Ato de Ler e de Escrever e redes neuronais implicadas, b) A importância do desenvolvimento, na fase pré-escolar, de domínios como linguagem, fonologia, psicomotricidade, integração perceptivo-motora (visual, auditiva, rítmica, táctilo-quinestésica), memória, atenção, como fatores indispensáveis para a aquisição das aprendizagens escolares simbólicas c) Conceito de Perturbação de Aprendizagem Específica - tipificação das alterações no processo de desenvolvimento esperado; prevalência. d)Caracterização das dificuldades e suas manifestações nos quotidianos escolares – a dislexia, a disortografia, a disgrafia, a discalculia (as 4 “DIS”); e) A génese neurológica das disfunções: algumas teorias explicativas; f) A avaliação diagnóstica: estratégias e instrumentos referentes às diferentes áreas básicas e instrumentais – modelo neuro-percetivo-motor; g) Estratégias e instrumentos de avaliação das competências académicas básicas e instrumentais; traçado do Perfil do Aluno; h) Estratégias, atividades e recursos para a intervenção psicopedagógica diferenciada, baseada nos dados colhidos na Avaliação diagnóstico; i)Formas de organização e planificação da intervenção; j) Os contextos educativos, familiar e escolar, enquanto espaços-barreira ou contextos facilitadores de desenvolvimento humano. |
|
PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 910 Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 910 |