Ficha da formação
Leitura Tecnológica
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 10-01-2023 | Fim: 27-01-2023NOME DA AÇÃO |
Leitura Tecnológica |
|
FORMADOR |
Doutora Clara Sofia Torres Gomes |
|
CRONOGRAMA |
Terça 10/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona Sexta - 13/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona Terça 17/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona Sexta – 20/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona Terça 24/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona Sexta – 27/01 - 18h30 às 21h síncrona e das 21h às 23h assíncrona |
|
MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
|
DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
|
DESTINATÁRIOS |
Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial |
|
OBJETIVOS |
a) Incentivar os docentes à criação de materiais e práticas de ensino-aprendizagem, indo ao encontro da qualidade no ensino, levando os docentes a aprender a fazer melhor, em prol da educação dos discentes, numa sociedade em mudança. b) Dotar os professores de ferramentas, instrumentos, princípios e motivação para a consecução efetiva de aprendizagens dos seus alunos. c) Capacitar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas. c) Consciencializar os docentes da necessidade de práticas pedagógicas mais próximas dos contextos digitais; d) Saber utilizar plataformas digitais para construírem os seus materiais. |
|
CONTEÚDOS |
Modulo 1 - Preditores da aprendizagem da leitura e da escrita; - Sinais de alerta das Perturbação de Aprendizagem Específicas; Módulo 2 - Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão; - Modelos desenvolvimentais da leitura - Definição de Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia Módulo 3 - Ferramentas digitais para desenvolver a competência da Leitura: aplicação Speed Reading - Desenvolver a leitura e a escrita através da criação de atividades digitais. Módulo 4 - Intervenção em Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia; - Métodos, estratégias e técnicas de intervenção. Módulo 5 - Medidas educativas a aplicar em contexto escolar; - Avaliação. Módulo 6 - Avaliação. |
|
PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira. |