Ficha da formação
Ler e escrever com sucesso em Inglês: uma abordagem fónica no ensino da leitura e escrita
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 24-05-2023 | Fim: 14-06-2023Nº de registo da Ação: CCPFC/ACC-118118/22
FORMADOR |
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida |
|
CRONOGRAMA |
24 de maio (síncrona) 26 de maio (assíncrona) 31 de maio (síncrona) 2 de junho (assíncrona)
|
|
MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
|
DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
|
DESTINATÁRIOS |
Professores dos Grupos 120 e 220 |
|
OBJETIVOS |
Com a presente formação pretende-se que os formandos conheçam a abordagem metodológica do ensino dos sons para a aprendizagem da leitura e da escrita em língua inglesa. Assim, os objetivos específicos são: -dar a conhecer o que é synthetic phonics e perceber as suas implicações para o ensino da leitura e da escrita em língua inglesa; -dar a conhecer a proposta de Letters and Sounds e as suas diversas fases; -experienciar as diversas fases de uma aula de synthetic phonics, explorando as diversas estratégias de trabalho; -explorar diversas estratégias de ensino dos diversos conteúdos de Letters and Sounds |
|
CONTEÚDOS |
MÓDULO 1 - sessão síncrona ●Porquê Phonics Teaching? ●Uma introdução a synthetic phonics e a Letters and Sounds ●O desenvolvimento da consciência fonológica MÓDULO 2 - sessão assíncrona ●Uma aula de synthetic phonics: fases, conteúdos e estratégias MÓDULO 3 - sessão assíncrona ●As fases 3 a 6 de Letters and Sounds MÓDULO 4 - sessão síncrona ●Trabalho prático com conteúdos das fases 3 a 6 de Letters and Sounds MÓDULO 5 - sessão assíncrona ●Planificação de uma aula de synthetic phonics e desenho de materiais MÓDULO 6 - sessão síncrona ●Apresentação de trabalhos e conclusão |
|
PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120 e 220 Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 120 e 220 |
Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
Susana de Almeida tem, ao longo dos anos, trabalhado como professora, educadora, formadora e coordenadora de equipas no contexto educativo português e, mais recentemente, no contexto da educação internacional, em Madrid e em Paris.
Com
o Mestrado em Ciências da Educação e com certificação na área da liderança em
educação, Susana de Almeida é ainda autora de livros para a aprendizagem da língua
ingles