Ficha da formação
Materiais Manipuláveis no Ensino Aprendizagem da Matemática (10ª edição)
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 16-03-2022 | Fim: 01-04-2022FORMADOR
Doutor Rui Ramalho
CRONOGRAMA
16,18,23, 25 e 30 março e ainda 1 de abril.
1ª sessão 18.30h
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos Grupos 100, 110, 230 e 910
OBJETIVOS
- Explorar / Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem dos números e operações;
- Explorar/ Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da geometria e medida;
- Explorar/Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da Organização e tratamento de dados;
- Programar a intervenção em sala de aula com estratégias adequadas a cada estudante utilizando materiais manipuláveis.
CONTEÚDOS
MÓDULO 1: Materiais manipulativos
- A importância dos materiais manipulativos;
- Materiais manipuláveis (M.A.B; Blocos Padrão; Geoplano; Ábaco; Cálculador multibásico; material cuisenaire; Tangram, etc.)
- Apps (math learning center)
MÓDULO 2: Números e Operações
- Sentido do número; Sistemas de numeração;
- Números naturais; - Números Inteiros relativos; Números racionais;
- Sequências e regularidades;
- Adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Expressões algébricas e propriedades das operações
MÓDULO 3: Geometria e Medida
- Localização e orientação no espaço;
- Figuras geométricas; - Propriedades Geométricas
- Medidas.
MÓDULO 4: Organização e tratamento de dados
- Representação de conjuntos; Representação e Tratamento de dados;
MÓDULO 5: Apps e ferramentas web 2.0 na matemática
- Ferramentas web 2.0
- Apps
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 100, 110, 230 e 910.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 100, 110, 230 e 910.
Rui João Teles da Silva Ramalho
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).