Ficha da formação
Materiais Manipuláveis no Ensino Aprendizagem da Matemática 3ª EDIÇÃO
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 03-06-2020 | Fim: 17-06-2020Horas acreditadas: 25 H
Destinatários: 100, 110, 230 e 910
Formador: Rui Ramalho
Valor de inscrição: 100€
Início: 3 de junho (O início das sessões é às18h30m)
Fim: 17 de junho
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua
de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva
para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110,230, e 910.
Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico
da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos
de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110,230 e 910.
Objetivos:
- explorar/integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem dos números e operações;
- explorar/ Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da geometria e medida;
- explorar/Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da Organização e tratamento de dados;
- Programar a intervenção em sala de aula com estratégias adequadas a cada estudante utilizando materiais manipuláveis.
Conteúdos da ação:
MÓDULO 1: Materiais manipulativos
- A importância dos materiais manipulativos;
- Materiais manipuláveis (M.A.B; Blocos Padrão; Geoplano; Ábaco; Cálculador multibásico; material cuisenaire; Tangram, etc.)
- Apps ( math learning center)
MÓDULO 2: Números e Operações
- Sentido do número; Sistemas de numeração;
- Números naturais; - Números Inteiros relativos; Números racionais;
- Sequências e regularidades;
- Adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Expressões algébricas e propriedades das operações
MÓDULO 3: Geometria e Medida
- Localização e orientação no espaço;
- Figuras geométricas; - Propriedades Geométricas
- Medidas.
MÓDULO 4 : Organização e tratamento de dados
- representação de conjuntos;- Representação e Tratamento de dados;
MÓDULO 5: Apps e ferramentas web 2.0 na matemática
Rui João Teles da Silva Ramalho
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).