Materiais Manipuláveis no Ensino Aprendizagem da Matemática 9ª EDIÇÃO


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 125€

Início: 26-01-2022 | Fim: 11-02-2022

FORMADOR

Doutor Rui Ramalho

 

CRONOGRAMA

26, 28 janeiro, 2, 4, 9, e 11 fevereiro 2022

1ª sessão 18.30h

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 100, 110, 230 e 910

 

OBJETIVOS

- Explorar / Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem dos números e operações;

- Explorar/ Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da geometria e medida;

- Explorar/Integrar os materiais manipuláveis no ensino aprendizagem da Organização e tratamento de dados;

- Programar a intervenção em sala de aula com estratégias adequadas a cada estudante utilizando materiais manipuláveis.

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1: Materiais manipulativos

- A importância dos materiais manipulativos;

- Materiais manipuláveis (M.A.B; Blocos Padrão; Geoplano; Ábaco; Cálculador multibásico; material cuisenaire; Tangram, etc.)

- Apps (math learning center)

MÓDULO 2: Números e Operações

- Sentido do número; Sistemas de numeração;

- Números naturais; - Números Inteiros relativos; Números racionais;

- Sequências e regularidades;

- Adição, subtração, multiplicação e divisão;

- Expressões algébricas e propriedades das operações

MÓDULO 3: Geometria e Medida

- Localização e orientação no espaço;

- Figuras geométricas; - Propriedades Geométricas

- Medidas.

MÓDULO 4: Organização e tratamento de dados

- Representação de conjuntos; Representação e Tratamento de dados;

MÓDULO 5: Apps e ferramentas web 2.0 na matemática

- Ferramentas web 2.0

- Apps

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 100, 110, 230 e 910.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 100, 110, 230 e 910.

 





Rui João Teles da Silva Ramalho



Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0

Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática  e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).