Pensamento Computacional e Programação no Ensino/Aprendizagem da Matemática 4ª edição


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 125€

Início: 11-05-2022 | Fim: 01-01-1970

FORMADOR

Doutor Rui Ramalho

 

CRONOGRAMA

11, 13, 18,20,25 e 27 de maio

1ª sessão 18.30h

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 100,110, 230, 910, 920, 930

 

OBJETIVOS

Criar um espaço de difusão e reflexão sobre o pensamento computacional;

- Desenvolver o pensamento computacional na escola através de linguagens de programação;

- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas;

- Desenvolver a capacidade de comunicação matemática ao nível da formulação de problemas.

•Conhecer, interagir e explorar uma ferramenta de programação;

•Iniciar o processo de pesquisa e produção científica, possibilitando a autoria na criação de objetos de aprendizagem;

•Desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos, movimentação e interação;

•Refletir sobre suas aprendizagens, recriando e aperfeiçoando seus trabalhos;

•Permitir e desenvolver a expressão da criatividade e o olhar crítico sobre o que é produzido;

 

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1

Pensamento computacional: conceitos e perspetivas

MÓDULO 2

Linguagens de programação no desenvolvimento do Pensamento Computacional

MÓDULO 3

Robótica no pensamento computacional

MÓDULO 4

Referênciais Teóricos de avaliação do pensamento computacional

MÓDULO 5

Introdução ao ScratchJR e suas funcionalidades ligando-o às OCEPE

Utilização do Scratch numa abordagem de flexibilidade curricular

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 100, 110, 230, 910, 920 e 930.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 100, 110, 230, 910, 920 e 930.

 




Rui João Teles da Silva Ramalho



Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0

Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática  e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).