Ficha da formação
Pensamento Computacional e Programação no Ensino/Aprendizagem da Matemática 4ª edição
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 11-05-2022 | Fim: 01-01-1970FORMADOR
Doutor Rui Ramalho
CRONOGRAMA
11, 13, 18,20,25 e 27 de maio
1ª sessão 18.30h
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos Grupos 100,110, 230, 910, 920, 930
OBJETIVOS
Criar um espaço de difusão e reflexão sobre o pensamento computacional;
- Desenvolver o pensamento computacional na escola através de linguagens de programação;
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas;
- Desenvolver a capacidade de comunicação matemática ao nível da formulação de problemas.
•Conhecer, interagir e explorar uma ferramenta de programação;
•Iniciar o processo de pesquisa e produção científica, possibilitando a autoria na criação de objetos de aprendizagem;
•Desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos, movimentação e interação;
•Refletir sobre suas aprendizagens, recriando e aperfeiçoando seus trabalhos;
•Permitir e desenvolver a expressão da criatividade e o olhar crítico sobre o que é produzido;
CONTEÚDOS
MÓDULO 1
Pensamento computacional: conceitos e perspetivas
MÓDULO 2
Linguagens de programação no desenvolvimento do Pensamento Computacional
MÓDULO 3
Robótica no pensamento computacional
MÓDULO 4
Referênciais Teóricos de avaliação do pensamento computacional
MÓDULO 5
Introdução ao ScratchJR e suas funcionalidades ligando-o às OCEPE
Utilização do Scratch numa abordagem de flexibilidade curricular
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 100, 110, 230, 910, 920 e 930.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 100, 110, 230, 910, 920 e 930.
Rui João Teles da Silva Ramalho
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).