Ficha da formação
Pensamento Computacional e Programação no Ensino/Aprendizagem da Matemática 7ª Edição
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 13-06-2023 | Fim: 30-06-2023NOME DA AÇÃO |
Pensamento Computacional e Programação no Ensino/Aprendizagem da Matemática |
|
FORMADOR |
RUI JOÃO TELES DA SILVA RAMALHO |
|
CRONOGRAMA |
13-06 16-06 20-06 22-06 27-06 30-06 |
|
MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
|
DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
|
DESTINATÁRIOS |
Grupo 100, 110, 910, 920, 930 |
|
OBJETIVOS |
Com o presente curso pretende-se que os formandos compreendam a utilização da programação como ferramenta ao serviço do desenvolvimento de projetos no âmbito da educação matemática. Os objetivos atingir são os seguintes: - Criar um espaço de difusão e reflexão sobre o pensamento computacional; - Desenvolver o pensamento computacional na escola através de linguagens de programação; - Desenvolver a capacidade de resolução de problemas; - Desenvolver a capacidade de comunicação matemática ao nível da formulação de problemas. •Conhecer, interagir e explorar uma ferramenta de programação; •Iniciar o processo de pesquisa e produção científica, possibilitando a autoria na criação de objetos de aprendizagem; •Desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos, movimentação e interação; •Refletir sobre suas aprendizagens, recriando e aperfeiçoando seus trabalhos; •Permitir e desenvolver a expressão da criatividade e o olhar crítico sobre o que é produzido; |
|
CONTEÚDOS |
MÓDULO 1 Pensamento computacional: conceitos e perspetivas MÓDULO 2 Linguagens de programação no desenvolvimento do Pensamento Computacional MÓDULO 3 Robótica no pensamento computacional MÓDULO 4 Referênciais Teóricos de avaliação do pensamento computacional MÓDULO 5 Introdução ao ScratchJR e suas funcionalidades ligando-o às OCEPE Utilização do Scratch numa abordagem de flexibilidade curricular |
|
PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920, 930 Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920, 930 |
Rui João Teles da Silva Ramalho
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).