Pensamento Computacional e Programação no Ensino/Aprendizagem da Matemática 7ª Edição


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 125€

Início: 13-06-2023 | Fim: 30-06-2023

NOME DA AÇÃO

Pensamento Computacional e Programação no Ensino/Aprendizagem da Matemática

 

FORMADOR

RUI JOÃO TELES DA SILVA RAMALHO

 

CRONOGRAMA

13-06

16-06

20-06

22-06

27-06

30-06

 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Grupo 100, 110, 910, 920, 930

 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos compreendam a utilização da programação como ferramenta ao serviço do desenvolvimento de projetos no âmbito da educação matemática.

Os objetivos atingir são os seguintes:

- Criar um espaço de difusão e reflexão sobre o pensamento computacional;

- Desenvolver o pensamento computacional na escola através de linguagens de programação;

- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas;

- Desenvolver a capacidade de comunicação matemática ao nível da formulação de problemas.

•Conhecer, interagir e explorar uma ferramenta de programação;

•Iniciar o processo de pesquisa e produção científica, possibilitando a autoria na criação de objetos de aprendizagem;

•Desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos, movimentação e interação;

•Refletir sobre suas aprendizagens, recriando e aperfeiçoando seus trabalhos;

•Permitir e desenvolver a expressão da criatividade e o olhar crítico sobre o que é produzido;

 

CONTEÚDOS

MÓDULO 1

Pensamento computacional: conceitos e perspetivas

MÓDULO 2

Linguagens de programação no desenvolvimento do Pensamento Computacional

MÓDULO 3

Robótica no pensamento computacional

MÓDULO 4

Referênciais Teóricos de avaliação do pensamento computacional

MÓDULO 5

Introdução ao ScratchJR e suas funcionalidades ligando-o às OCEPE

Utilização do Scratch numa abordagem de flexibilidade curricular

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920, 930

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920, 930




Rui João Teles da Silva Ramalho



Ciência Vitae: 
https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0

Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática  e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).