Ficha da formação
Pensamento Computacional e Programação no Ensino/Aprendizagem da Matemática 8ª edição
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 15-11-2023 | Fim: 30-11-2023NOME DA AÇÃO
Pensamento Computacional e Programação no Ensino/Aprendizagem da Matemática
FORMADOR
RUI JOÃO TELES DA SILVA RAMALHO
CRONOGRAMA
14,21 e 30 de novembro - síncronas
17,24 e 28 de novembro - assíncronas
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Grupo 100, 110, 910, 920, 930
OBJETIVOS
Com o presente curso pretende-se que os formandos compreendam a utilização da programação como ferramenta ao serviço do desenvolvimento de projetos no âmbito da educação matemática.
Os objetivos atingir são os seguintes:
- Criar um espaço de difusão e reflexão sobre o pensamento computacional;
- Desenvolver o pensamento computacional na escola através de linguagens de programação;
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas;
- Desenvolver a capacidade de comunicação matemática ao nível da formulação de problemas.
•Conhecer, interagir e explorar uma ferramenta de programação;
•Iniciar o processo de pesquisa e produção científica, possibilitando a autoria na criação de objetos de aprendizagem;
•Desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos, movimentação e interação;
•Refletir sobre suas aprendizagens, recriando e aperfeiçoando seus trabalhos;
•Permitir e desenvolver a expressão da criatividade e o olhar crítico sobre o que é produzido;
CONTEÚDOS
MÓDULO 1
Pensamento computacional: conceitos e perspetivas
MÓDULO 2
Linguagens de programação no desenvolvimento do Pensamento Computacional
MÓDULO 3
Robótica no pensamento computacional
MÓDULO 4
Referênciais Teóricos de avaliação do pensamento computacional
MÓDULO 5
Introdução ao ScratchJR e suas funcionalidades ligando-o às OCEPE
Utilização do Scratch numa abordagem de flexibilidade curricular
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920, 930.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920, 930.
Rui João Teles da Silva Ramalho
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/AE1A-2A85-8EF0
Professor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desenvolve trabalho como investigador e docente nas áreas da Matemática, Didática da Matemática e da Utilização Pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação. Participa em vários projetos Europeus na área da formação de Professores e Tecnologia Educativa e tem várias publicações nestes domínios. Coordenador do Centro de Educação à Distância de Paula Frassinetti (CEaD).