Ficha da formação
Perturbação do Espectro do Autismo: do conhecimento à intervenção (2ª Edição)
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 23-10-2023 | Fim: 13-11-2023FORMADOR |
Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes
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CRONOGRAMA |
23 de outubro – Aula Síncrona (17h30/20h) 24 de outubro – Aula Assíncrona (17h30/22h30) 30 de outubro – Aula Síncrona (17h30/20h) 31 de outubro – Aula Assíncrona (17h30/22h30) 06 de novembro – Aula Assíncrona (17h30/22h30) 07 de novembro – Aula Síncrona (17h30/20h) 13 de novembro – Aula Síncrona (17h30/20h)
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MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
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DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
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DESTINATÁRIOS |
Professores dos Grupos 910, 920 e 930 |
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OBJETIVOS |
Este curso pretende assim formar profissionais de educação capazes de: Atuar com base nos fundamentos de uma educação inclusiva, contemplando a abordagem multinível e o desenho universal para a aprendizagem; Entender a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) desde a sua conceptualização, etiologia e características; Apropriar-se de ferramentas para intervir, com base no diagnóstico desenvolvimental e numa abordagem sistémica, através de práticas/estratégias e programas específicos na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA); Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas neste processo, através da aplicação de saberes teóricos e práticos |
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CONTEÚDOS |
Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva Mobilização das Medidas de Intervenção ao abrigo do Regime Jurídico para a Educação Inclusiva Perturbação do Espectro do Autismo Conceptualização Etiologia Níveis e graus de gravidade Características neurocomportamentais Teorias interventivas e conductuais Modelos e métodos de intervenção Programas Terapêuticos Diagnóstico precoce Intervenção em equipa multidisciplinar Acolhimento e mediação escolar Estratégias de intervenção |
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PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 910,920 e 930. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 910,920 e 930. |
Ana Maria Paula Marques Gomes
Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC
ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.
Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.