Perturbação do Espectro do Autismo: do conhecimento à intervenção.


Formação acreditada pelo CCPFC

Valor de inscrição: 125€

Início: 12-06-2023 | Fim: 19-07-2023

NOME DA AÇÃO

Perturbação do Espectro do Autismo: do conhecimento à intervenção

 

FORMADOR

Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes 


CRONOGRAMA

12 de junho – Aula Síncrona (17h30/20h)

13 de junho – Aula Assíncrona (17h30/22h30)

15 de junho – Aula Síncrona (17h30/20h)

20 de junho – Aula Assíncrona (17h30/22h30)

27 de junho – Aula Assíncrona (17h30/22h30)

17 de julho – Aula Síncrona (17h30/20h00)

19 de julho– Aula Síncrona (17h30/20h00)


MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 910, 920 e 930 

 

OBJETIVOS

Este curso pretende assim formar profissionais de educação capazes de:

  • Atuar com base nos fundamentos de uma educação inclusiva, contemplando a abordagem multinível e o desenho universal para a aprendizagem;
  • Entender a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) desde a sua conceptualização, etiologia e características;
  • Apropriar-se de ferramentas para intervir, com base no diagnóstico desenvolvimental e numa abordagem sistémica, através de práticas/estratégias e programas específicos na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA);
  • Adquirir competências para integrar equipas multidisciplinares cumprindo com proficiência as funções que lhes estão reservadas neste processo, através da aplicação de saberes teóricos e práticos

 

CONTEÚDOS

  • Fundamentos e princípios da Educação Inclusiva
  • Mobilização das Medidas de Intervenção ao abrigo do Regime Jurídico para a Educação Inclusiva
  • Perturbação do Espectro do Autismo
  • Conceptualização
  • Etiologia
  • Níveis e graus de gravidade
  • Características neurocomportamentais
  • Teorias interventivas e conductuais
  • Modelos e métodos de intervenção
  • Programas Terapêuticos
  • Diagnóstico precoce
  • Intervenção em equipa multidisciplinar
  • Acolhimento e mediação escolar
  • Estratégias de intervenção

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 910,920 e 930.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de professores dos grupos 910,920 e 930.




Ana Maria Paula Marques Gomes



Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC

ID ORCID.org:
0000-0002-2492-3112

Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.

Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.