Ficha da formação
Play based learning 4ª edição
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 31-05-2022 | Fim: 28-06-2022FORMADOR
Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Doutora Susana Maria Carmo Marques da Silva de Almeida
CRONOGRAMA
De 31 de maio a 28 de junho (sessões síncronas das 17h às 19h30)
31 de maio (síncrona)
2 de junho (assíncrona)
7 de junho (síncrona)
9 de junho (assíncrona)
15 de junho (síncrona)
20 de junho (assíncrona)
28 de junho (síncrona)
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo
OBJETIVOS
Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas, em particular os jogos e a sua intencionalidade educativa:
Assim, os objetivos específicos são:
Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;
Experienciar diversas metodologias ativas, com enfoque nos jogos;
Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, no âmbito da intencionalidade educativa dos jogos.
CONTEÚDOS
- MÓDULO 1 - sessão síncrona
Contextualização do percurso formativo
Desafios contemporâneos da educação
- MÓDULO 2 - sessão assíncrona
Brinco, jogo e aprendo?
A brincadeira e o jogo como estratégias de aprendizagem colaborativa
- MÓDULO 3 - sessão assíncrona
O que são as metodologias ativas
As vantagens das metodologias ativas
As metodologias ativas e o EAD
- MÓDULO 4 - sessão síncrona
O valor educativo dos jogos em contexto presencial e em EAD
- MÓDULO 5 - sessão assíncrona
Exemplos de jogos de play-based learning
Desenho, implementação e avaliação de um exemplo de um jogo
- MÓDULO 6 - sessão síncrona
O referencial avaliativo de play-based learning
- MÓDULO 7 - sessão síncrona
Apresentação de trabalhos e balanço as aprendizagens realizadas
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Daniela Alexandra Ramos Gonçalves
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462
DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551
Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica.
Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.
Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.