Ficha da formação
DISLEXIA e DISORTOGRAFIA: Avaliação e Intervenção específicas & a participação do Professor de Educação Especial
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 02-03-2023 | Fim: 19-05-2023NOME DA AÇÃO |
DISLEXIA e DISORTOGRAFIA: Avaliação e Intervenção específicas & a participação do Professor de Educação Especial |
Nº de registo da Ação: CCPFC/ACC-118495/22 |
FORMADOR |
Doutora Helena dos Anjos Serra Diogo Fernandes / Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida |
|
CRONOGRAMA |
Aulas Síncronas 02/03: 18h/21h 10/03: 18h/20h 17/03: 18h/21h 23/03: 18h/20h 30/03: 18h/21h 27/04: 18h/20h 05/05: 18h/21h 19/05: 18h/20h
Aulas Assíncronas 20/04: 18h/20h 11/05: 18h/21h |
|
MODALIDADE |
Curso de Formação - Elearning |
|
DURAÇÃO |
25 horas acreditadas pelo CCPFC |
|
DESTINATÁRIOS |
Professores do Grupo 910, 920 e 930 |
|
OBJETIVOS |
Concetualizar a Dislexia e a Disortografia de acordo com as teorias mais recentes. Identificar sinais de alerta da Dislexia e da Disortografia. Conhecer instrumentos de avaliação que podem ser usados por professores. Conhecer procedimentos a adotar na escola antes e depois do diagnóstico: medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, ao abrigo do DL 54/2018, de 6 de julho. Conhecer a especificidade dos professores de Educação Especial na avaliação e intervenção da Dislexia e da Disortografia. |
|
CONTEÚDOS |
Conceito de Perturbação de aprendizagem específica (PAE), de acordo com o DSM-5; perturbação de aprendizagem específica com défice na leitura e a especificidade da Dislexia; perturbação de aprendizagem específica com défice na escrita. As teorias vigentes principais da origem das dificuldades associadas à Dislexia. Sinais de alerta da Dislexia, em todos os níveis de educação e ensino. Os papéis do professor de Educação Especial em cada contexto de intervenção que tenha alunos com Dislexia e com Disortografia. Conceito de diagnóstico diferencial aplicado à Dislexia e à Disortografia. Apresentação de um modelo de Avaliação de cariz neuropercetivomotor e de instrumentos que podem ser usados por professores de Educação Especial no contexto de uma avaliação multidisciplinar, e a especificidade do professor de Educação Especial no contexto desta avaliação multidisciplinar. Procedimentos a adotar na escola antes e depois do diagnóstico: a importância da intervenção ainda antes do diagnóstico e medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão a aplicar, ao abrigo do DL 54/2018, de 6 de julho, antes e depois do diagnóstico. As especificidades da intervenção nos três contextos e o papel do Professor de Educação Especial em cada um deles – sala de aula, apoio regular e apoio especializado. |
|
PROGRESSÃO DE CARREIRA |
Para efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 910, 920 e 930 Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 910, 920 e 930 |