Ficha da formação
Dislexia: Intervenção Pedagógica Diferenciada

Valor de inscrição: 125€
Início: 03-05-2025 | Fim: 31-05-2025
FORMADOR
Doutora Helena Serra
CRONOGRAMA
Aulas presenciais:
03 e 31 de maio das 9.00h às 14.00h
Sessões síncronas:
Dias: 4 e 11 de abril das 17.30h às 20.30h
Dias: 9,16,23 de maio das 17.30h às 20.30h
MODALIDADE
Curso de Formação - B-learning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
OBJETIVOS
O objetivo geral deste curso é capacitar os educadores e professores de formação especializada na área da Dislexia. Os objetivos específicos são: Clarificar o que é a dislexia; Esclarecer os docentes sobre as implicações da dislexia na aprendizagem, nos vários ciclos de escolaridade e os indicadores observáveis já em fase pré-escolar (pré-dislexia); Perceber o que deverá constar de uma avaliação perante a hipótese de dislexia/pré-dislexia; Facultar estratégias de diferenciação numa sala de aula com alunos disléxicos, no ensino do 1º, 2º e 3º ciclos e secundário e também para educadores, de crianças com atrasos de desenvolvimento, em fase de transição para a escolaridade; Perceber o que professores de ensino regular poderão trabalhar em contexto de apoio pedagógico personalizado; Elucidar sobre como deve organizar-se um apoio especializado em casos de Dislexia.
CONTEÚDOS
1.ª Sessão (à distância) “Conceitos em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) / Dislexia”
Conteúdos: Conceito de DAE; tipificação. O que é a Dislexia – suas manifestações. Indicadores possíveis no ensino pré-escolar e no ensino escolar. Génese neurológica das DAE.
Duração: 3 horas
2.ª Sessão (à distância): “Desordens na aprendizagem”
Conteúdos: o Ato de ler: quais as pré-competências de Leitura, Escrita e Matemática. O que nos preocupar, em termos desenvolvimentais no ensino pré-escolar, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e no ensino secundário.
Duração: 3.00 horas
3.ª Sessão (à distância): “O trabalho centrado nas causas: o que é um apoio especializado”
Conteúdos: áreas causais na Dislexia. O que avaliar quando se pretende confirmar uma situação de Dislexia. O perfil desenvolvimental e de realização académica de um aluno disléxico.
Duração: 3.00 horas
4.ª Sessão (à distância): “Envolvimento a cargo de um professor do ensino regular”
Conteúdos: como incluir todos os alunos disléxicos, de todos os níveis de educação, na sala de aula regular; facultar estratégias a serem implementadas em sala de aula e em apoios educativos regulares.
Duração: 3.30 horas
COMPONENTE PRÁTICA:
5.ª Sessão (em presença): “Como avaliar e como intervir na área percetivo-motora”
Conteúdos: estratégias e recursos pedagógicos para avaliar os desempenhos nas áreas psicomotora, motora e percetiva. Cuidados a observar, materiais a usar, dados a registar.
Duração: 3.00 horas
6.ª Sessão (em presença): “Como avaliar e como intervir na área da linguagem e fonologia”
Conteúdos: estratégias e recursos pedagógicos para avaliar os desempenhos nas áreas da linguagem compreensiva e expressiva e na consciência fonológica. Cuidados a observar, materiais a usar, dados a registar. Elaboração do perfil do aluno, evidenciando áreas fracas e emergentes a ser maximamente desenvolvidas.
Duração: 3.00 horas
7.ª Sessão (em presença): “Tarefa organizacional, preventiva e remediativa, da escola”
Conteúdos: a organização da escola para a prevenção e remediação de casos com dislexia. O papel proactivo e compreensivo dos pais. O papel preventivo dos centros infantis. A escola enquanto espaço inclusivo, que assume a diferenciação, no tocante às caraterísticas dos alunos disléxicos. Sugestões para possível implementação pelo Sistema Educativo.
Duração: 3.00 horas
8.ª Sessão (em presença): “Tarefas concretas a cargo de professores de apoio educativo”
Conteúdos: atividades, estratégias e recursos para melhorar os desempenhos dos alunos disléxicos em sessões individuais e ou em “oficinas”: (i) áreas da linguagem e fonologia, perceção auditiva, perceção de tempo e rítmica; ii) perceção espacial, visual e visuo motora).
Duração: 3.30 horas
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.