Leitura Tecnológica




Valor de inscrição: 125€


Início: 10-03-2025 | Fim: 24-03-2025

CRONOGRAMA

Aulas síncronas 10, 17 e 18 março 2025 (17h30 às 21h30)

Dia 24 março 2025 (17h30 às 20h30)

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial 

OBJETIVOS

a) Incentivar os docentes à criação de materiais e práticas de ensino-aprendizagem, indo ao encontro da qualidade no ensino, levando os docentes a aprender a fazer melhor, em prol da educação dos discentes, numa sociedade em mudança.

b) Dotar os professores de ferramentas, instrumentos, princípios e motivação para a consecução efetiva de aprendizagens dos seus alunos.

c) Capacitar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas.

c) Consciencializar os docentes da necessidade de práticas pedagógicas mais próximas dos contextos digitais;

d) Saber utilizar plataformas digitais para construírem os seus materiais. 

CONTEÚDOS

Modulo 1

- Preditores da aprendizagem da leitura e da escrita;

- Sinais de alerta das Perturbação de Aprendizagem Específicas;

Módulo 2

- Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão;

- Modelos desenvolvimentais da leitura

- Definição de Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia

Módulo 3

- Ferramentas digitais para desenvolver a competência da Leitura: aplicação Speed Reading

- Desenvolver a leitura e a escrita através da criação de atividades digitais.

Módulo 4

- Intervenção em Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia;

- Métodos, estratégias e técnicas de intervenção.

Módulo 5

- Medidas educativas a aplicar em contexto escolar;

- Avaliação.

Módulo 6

- Avaliação.

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores 1º e 2º,3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.