Ficha da formação
Leitura Tecnológica
Valor de inscrição: 125€
Início: 10-03-2025 | Fim: 24-03-2025
CRONOGRAMA
Aulas síncronas 10, 17 e 18 março 2025 (17h30 às 21h30)
Dia 24 março 2025 (17h30 às 20h30)
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial
OBJETIVOS
a) Incentivar os docentes à criação de materiais e práticas de ensino-aprendizagem, indo ao encontro da qualidade no ensino, levando os docentes a aprender a fazer melhor, em prol da educação dos discentes, numa sociedade em mudança.
b) Dotar os professores de ferramentas, instrumentos, princípios e motivação para a consecução efetiva de aprendizagens dos seus alunos.
c) Capacitar os formandos da capacidade de reconhecer a relação da Consciência Fonológica com os problemas de leitura, nomeadamente as Perturbações de Aprendizagem Específicas.
c) Consciencializar os docentes da necessidade de práticas pedagógicas mais próximas dos contextos digitais;
d) Saber utilizar plataformas digitais para construírem os seus materiais.
CONTEÚDOS
Modulo 1
- Preditores da aprendizagem da leitura e da escrita;
- Sinais de alerta das Perturbação de Aprendizagem Específicas;
Módulo 2
- Processos de leitura: reconhecimento de palavras, fluência e compreensão;
- Modelos desenvolvimentais da leitura
- Definição de Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia
Módulo 3
- Ferramentas digitais para desenvolver a competência da Leitura: aplicação Speed Reading
- Desenvolver a leitura e a escrita através da criação de atividades digitais.
Módulo 4
- Intervenção em Perturbações de Aprendizagem Específicas/dislexia;
- Métodos, estratégias e técnicas de intervenção.
Módulo 5
- Medidas educativas a aplicar em contexto escolar;
- Avaliação.
Módulo 6
- Avaliação.
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores 1º e 2º,3º Ciclo do Ensino Básico, professores do Ensino Secundário e Professores de Educação Especial.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.