IA Tempo para se Centrar no Essencial da Educação




Valor de inscrição: 125€


Início: 07-02-2025 | Fim: 21-03-2025

FORMADORES

Doutora Vera Cristina Freixo Lourenço

Doutor Alexandre David Cerqueira Torres 

CRONOGRAMA

Horas Síncronas 

 07 de fevereiro das 18h30 às 20h30 (2 horas/sessão)

14, 21 e 28 de fevereiro das 18h30 às 21h30 (3 horas/sessão)

07 e 14 de março das 18h30 às 21h30 (3 horas/sessão)

   21 de março das 18h30 às 20h30 (2 horas/sessão) 

Horas Assíncronas 

07, 14, 21 e 28 de fevereiro (1 horas/sessão)

07 e 14 de março (1 horas/sessão)

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

 

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

 

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

 

OBJETIVOS

• Promover a atualização e o desenvolvimento profissional contínuo dos professores sobre as novas tecnologias e

práticas pedagógicas, com foco na IAG.

• Capacitar os professores para utilizar ferramentas de IAG de forma eficaz e eficiente, com o objetivo de melhorar a

qualidade do ensino.

• Desenvolver as competências tecnológicas dos professores, preparando-os para integrar novas tecnologias nas suas

práticas pedagógicas.

• Preparar os professores para serem facilitadores de aprendizagem num ambiente cada vez mais digitalizado.

Objetivos Específicos

Duração

Horas presenciais: 25

Nº de horas acreditadas: 25

Cód. Dest. 99 Descrição Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de

Educação Especial

DCP Descrição

• Introduzir conceitos fundamentais de IAG e aplicações que recorram a esta tecnologia no contexto educacional,

promovendo reflexões que considerem aspetos morais e éticos ao implementarem tecnologias inteligentes.

• Implementar momentos e sessões práticas que permitam aos professores explorar e aplicar recursos de IAG em

cenários educacionais reais.

• Criar oportunidades para o desenvolvimento de recursos, utilizando IAG e aplicações com IAG.

• Criar e implementar recursos em contexto real, assumindo, o professor, o papel de facilitador da aprendizagem.

Conteúdos da ação

Módulo 1 – Apresentação e Eportefólio da (formação 3 horas)

• Apresentação dos formandos e formadores

• Apresentação geral da ação de formação e seu funcionamento

• Exploração da aplicação de trabalho “Padlet” e sua IAG

Módulo 2 – Integração e fundamentos da IAG na Educação (3 horas)

• Definição de Inteligência Artificial e as suas principais categorias

• Breve história da IAG e a sua evolução

• Principais tecnologias e algoritmos em IAG e uma visão geral do funcionamento

• Relevância da IAG na Educação

Módulo 3 – Aplicações práticas, eficientes e eficazes com IAG incorporada na sala de aula (9 horas)

• Exploração de diversas aplicações que integram IAG para utilização nas práticas letivas de forma eficiente e eficaz,

• Estratégias de interação com IAG na prática pedagógica numa visão eficaz e eficiente do tempo

Módulo 4 – Atividades Finais e avaliação (4 horas)

• Concretização do eportefólio pessoal

• Avaliação da ação de formação

 

CONTEÚDOS

Módulo 1 – Apresentação e Eportefólio da (formação 3 horas)

• Apresentação dos formandos e formadores

• Apresentação geral da ação de formação e seu funcionamento

• Exploração da aplicação de trabalho “Padlet” e sua IAG

Módulo 2 – Integração e fundamentos da IAG na Educação (3 horas)

• Definição de Inteligência Artificial e as suas principais categorias

• Breve história da IAG e a sua evolução

• Principais tecnologias e algoritmos em IAG e uma visão geral do funcionamento

• Relevância da IAG na Educação

Módulo 3 – Aplicações práticas, eficientes e eficazes com IAG incorporada na sala de aula (9 horas)

• Exploração de diversas aplicações que integram IAG para utilização nas práticas letivas de forma eficiente e eficaz,

maximizando o tempo

• Estratégias de interação com IAG na prática pedagógica numa visão eficaz e eficiente do tempo

Módulo 4 – Atividades Finais e avaliação (4 horas)

• Concretização do eportefólio pessoal

• Avaliação da ação de formação

 

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão na carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

 




Alexandre David Cerqueira Torres



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//1016-C6B6-60EC

Concluiu o(a) Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico ¿ Variante: Matemática/Ciências Naturais/ Português/ História e Geografia de Portugal em 2017 pelo(a) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia e Licenciatura em Educação Básica em 2014 pelo(a) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia. É Diretor / Coordenador na Inovação Pedagógica / Professor no(a) O Cantinho de Pitágoras - Ensino e Formação Pedagógica , Consultor Pedagógico no(a) Externato Santa Joana, Formador de Educadores de Infância e Professores no(a) Associação Nacional de Professores - Centro de Formação Leonardo Coimbra e Membro da Direção Nacional no(a) Associação Nacional de Professores (ANP). Possui 1 capítulo(s) de livros. Organizou 11 evento(s). Participou em 25 evento(s). Participa e/ou participou como Outra em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem; tecnologia; geração z: dispositivos móveis; tablet; APP´s; sala de aula; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Jogos; Games; Mobile-learning; Gamification;