Ficha da formação
IA Tempo para se Centrar no Essencial da Educação
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 07-03-2025 | Fim: 28-03-2025FORMADORES
Doutora Vera Cristina Freixo Lourenço
Doutor Alexandre David Cerqueira Torres
CRONOGRAMA
Horas Síncronas
- 07 de março das 18h30 às 20h30 (2 horas/sessão)
- 10, 14, 17, 21 e 24 de março das 18h30 às 21h30 (3 horas/sessão)
- 28 de março das 18h30 às 20h30 (2 horas/sessão)
Horas Assíncronas
- 07, 10, 14, 17, 21 e 24 de março (1 horas/sessão)
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
OBJETIVOS
• Promover a atualização e o desenvolvimento profissional contínuo dos professores sobre as novas tecnologias e
práticas pedagógicas, com foco na IAG.
• Capacitar os professores para utilizar ferramentas de IAG de forma eficaz e eficiente, com o objetivo de melhorar a
qualidade do ensino.
• Desenvolver as competências tecnológicas dos professores, preparando-os para integrar novas tecnologias nas suas
práticas pedagógicas.
• Preparar os professores para serem facilitadores de aprendizagem num ambiente cada vez mais digitalizado.
Objetivos Específicos
Duração
Horas presenciais: 25
Nº de horas acreditadas: 25
Cód. Dest. 99 Descrição Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de
Educação Especial
DCP Descrição
• Introduzir conceitos fundamentais de IAG e aplicações que recorram a esta tecnologia no contexto educacional,
promovendo reflexões que considerem aspetos morais e éticos ao implementarem tecnologias inteligentes.
• Implementar momentos e sessões práticas que permitam aos professores explorar e aplicar recursos de IAG em
cenários educacionais reais.
• Criar oportunidades para o desenvolvimento de recursos, utilizando IAG e aplicações com IAG.
• Criar e implementar recursos em contexto real, assumindo, o professor, o papel de facilitador da aprendizagem.
Conteúdos da ação
Módulo 1 – Apresentação e Eportefólio da (formação 3 horas)
• Apresentação dos formandos e formadores
• Apresentação geral da ação de formação e seu funcionamento
• Exploração da aplicação de trabalho “Padlet” e sua IAG
Módulo 2 – Integração e fundamentos da IAG na Educação (3 horas)
• Definição de Inteligência Artificial e as suas principais categorias
• Breve história da IAG e a sua evolução
• Principais tecnologias e algoritmos em IAG e uma visão geral do funcionamento
• Relevância da IAG na Educação
Módulo 3 – Aplicações práticas, eficientes e eficazes com IAG incorporada na sala de aula (9 horas)
• Exploração de diversas aplicações que integram IAG para utilização nas práticas letivas de forma eficiente e eficaz,
• Estratégias de interação com IAG na prática pedagógica numa visão eficaz e eficiente do tempo
Módulo 4 – Atividades Finais e avaliação (4 horas)
• Concretização do eportefólio pessoal
• Avaliação da ação de formação
CONTEÚDOS
Módulo 1 – Apresentação e Eportefólio da (formação 3 horas)
• Apresentação dos formandos e formadores
• Apresentação geral da ação de formação e seu funcionamento
• Exploração da aplicação de trabalho “Padlet” e sua IAG
Módulo 2 – Integração e fundamentos da IAG na Educação (3 horas)
• Definição de Inteligência Artificial e as suas principais categorias
• Breve história da IAG e a sua evolução
• Principais tecnologias e algoritmos em IAG e uma visão geral do funcionamento
• Relevância da IAG na Educação
Módulo 3 – Aplicações práticas, eficientes e eficazes com IAG incorporada na sala de aula (9 horas)
• Exploração de diversas aplicações que integram IAG para utilização nas práticas letivas de forma eficiente e eficaz,
maximizando o tempo
• Estratégias de interação com IAG na prática pedagógica numa visão eficaz e eficiente do tempo
Módulo 4 – Atividades Finais e avaliação (4 horas)
• Concretização do eportefólio pessoal
• Avaliação da ação de formação
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão na carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.
Alexandre David Cerqueira Torres

Mestre em Ensino 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, com a realização do mestrado sobre a temática: “Aplicação das Aplicações em sala de aula com recurso ao tablet – intervenção nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico”. Doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É, também, investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de educação da Universidade do Minho. Tem participado em projetos de investigação em diferentes instituições na área da educação, mais concretamente em tecnologias educativas e na formação de educadores e professores. Membro na direção da Associação Nacional de Professores (ANP), sendo também consultor pedagógico no centro de formação Leonardo Coimbra, autor de vários artigos científicos no âmbito da educação e dinamizador de vários workshops e outras atividades no campo de ação da utilização de dispositivos móveis e aplicações, promovendo metodologias ativas, em contexto educativo. É, ainda, formador certificado pelo conselho científico e embaixador de diversas aplicações de vertente educacional, tais como Genially, Wakelet e Curipod. As suas áreas de interesse centram-se em “Smart Educational Ecosystem, Ambientes de Inovação Pedagógica, Educational Technology, Metodologias Ativas e Apps for Education”.
Researcher at Centre on Education (CIEd)
- ORCID 0000-0002-2448-8712
- Ciência ID 1016-C6B6-60EC
- Academia uminho.academia.edu/AlexandreDavidTorres