Enigma das Línguas: Quebra o Código e Escapa com IAG!




Valor de inscrição: 125€


Início: 10-07-2025 | Fim: 25-07-2025

FORMADOR

Alexandre David Cerqueira Torres  

CRONOGRAMA

10 julho – Síncrona – 18h

15 julho – Síncrona – 18h

17 julho – Síncrona – 18h

22 julho – Síncrona – 18h

23 julho – Síncrona – 18h

25 julho – Síncrona – 18h

MODALIDADE

Curso de Formação - E-learning

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

DESTINATÁRIOS

Professores dos Grupos 200 e 220 

OBJETIVOS

Objetivos Gerais

  • Capacitar os professores para a implementação de Escape Rooms Educativos no ensino das línguas e das ciências sociais
  • Explorar e utilizar ferramentas de IAG na criação de desafios e recursos linguísticos interativos
  • Desenvolver estratégias gamificadas para a motivação e envolvimento dos alunos
  • Potenciar a aprendizagem ativa e experiencial das línguas e da História

Objetivos Específicos

  • Compreender os princípios fundamentais da gamificação e dos Escape Rooms Educativos no ensino das línguas
  • Explorar ferramentas digitais e de IAG para a criação de desafios linguísticos e narrativos
  • Desenvolver atividades gamificadas para a compreensão e produção de textos em Português e Inglês
  • Criar e implementar um Escape Room Educativo temático adaptado às disciplinas de Português, Inglês e História

CONTEÚDOS

Módulo 1 – Gamificação e IAG na Educação (3 horas)

• Princípios da gamificação e do storytelling como estratégias de ensino

• Elementos de jogos e desafios linguísticos em Português, Inglês e História

• Ferramentas digitais para suporte à criação de Escape Rooms

• Planeamento e design de narrativas interativas

Módulo 2 – Ferramentas e Aplicações com IAG (3 horas))

• Exploração de ferramentas digitais para criação de narrativas e desafios linguísticos

• Estratégias de gamificação para interpretação e produção de textos

• Integração de elementos multimédia na criação de desafios históricos e culturais

• Adaptação de conteúdos gamificados ao nível de proficiência dos alunos

• Módulo 3 – Desenvolvimento Prático (9 horas)

• Criação de narrativas interativas e desafios para Escape Rooms Linguísticos

• Desenvolvimento de atividades gamificadas para a prática da escrita e da oralidade

• Produção de conteúdos digitais adaptados ao ensino do Português e do Inglês

• Estratégias de avaliação formativa através dos Escape Rooms

• Módulo 4 – Implementação e Avaliação (3 horas)

• Apresentação dos Escape Rooms desenvolvidos pelos formandos

• Reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas no ensino das línguas

• Partilha de experiências e boas práticas

• Avaliação da ação de formação

Trabalho Autónomo – 7 horas

• Desenvolvimento do projeto final – Escape Room Educativo Linguístico

• Exploração e experimentação de ferramentas digitais

• Documentação do processo de criação

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 200e 220.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 220

 




Alexandre David Cerqueira Torres



Mestre em Ensino 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, com a realização do mestrado sobre a temática: “Aplicação das Aplicações em sala de aula com recurso ao tablet – intervenção nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico”. Doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É, também, investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de educação da Universidade do Minho. Tem participado em projetos de investigação em diferentes instituições na área da educação, mais concretamente em tecnologias educativas e na formação de educadores e professores. Membro na direção da Associação Nacional de Professores (ANP), sendo também consultor pedagógico no centro de formação Leonardo Coimbra, autor de vários artigos científicos no âmbito da educação e dinamizador de vários workshops e outras atividades no campo de ação da utilização de dispositivos móveis e aplicações, promovendo metodologias ativas, em contexto educativo. É, ainda, formador certificado pelo conselho científico e embaixador de diversas aplicações de vertente educacional, tais como Genially, Wakelet e Curipod. As suas áreas de interesse centram-se em “Smart Educational Ecosystem, Ambientes de Inovação Pedagógica, Educational Technology, Metodologias Ativas e Apps for Education”.

Researcher at Centre on Education (CIEd)