Ficha da formação
Escola em Cr(IA)ção: Do Giz ao Canva – Criar, Jogar e Aprender no 1º e 2º ciclos!

Valor de inscrição: 125€
Início: 10-12-2025 | Fim: 17-12-2025
FORMADOR
Dr. Alexandre David Cerqueira Torres
CRONOGRAMA
10, 11, 12, 15, 16 e 17 dezembro
Sessões com início às 18.30h
MODALIDADE
Curso de Formação - Elearning
DURAÇÃO
25 horas acreditadas pelo CCPFC
DESTINATÁRIOS
Professores dos grupos 110, 200, 210, 220 e 230
OBJETIVOS
Desenvolver competências no uso pedagógico do Canva e da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na conceção de recursos educativos digitais (RED) adaptados ao 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
Promover práticas de ensino inovadoras que integrem criatividade, gamificação e aprendizagem visual, ajustadas às idades e características dos alunos destes ciclos.
Reforçar a autonomia docente na planificação e implementação de recursos digitais diversificados, potenciando aprendizagens mais personalizadas e significativas.
CONTEÚDOS
Módulo 1 – Apresentação e ePortefólio (3h)
- Dinâmica inicial de apresentação e exploração de expectativas.
- Enquadramento do curso e organização do percurso formativo.
- Introdução ao ePortefólio como espaço de registo e partilha.
Módulo 2 – Exploração geral do Canva no contexto educativo (3h)
- Funcionalidades essenciais do Canva Edu e exemplos de aplicação no 1.º e 2.º ciclos.
- Revisão prática dos recursos já conhecidos e exploração de novas possibilidades.
- Criação de materiais simples e atrativos para atividades letivas.
Módulo 3 – Vídeo e infografias em contexto pedagógico (3h)
- Criação e edição de pequenos vídeos educativos – “Magic”.
- Construção de infografias claras e apelativas como recursos de apoio às aprendizagens.
- Articulação destes formatos com metodologias de sala de aula invertida.
Módulo 4 – Cr(IA)tividade e gamificação com Canva (6h)
- Criação de jogos, quizzes e desafios digitais com recurso à IAG integrada no Canva.
- Desenvolvimento de narrativas digitais e atividades interativas.
- Concepção de recursos educativos digitais que promovam motivação e participação ativa.
Módulo 5 – Atividades finais e avaliação (3h)
- Sistematização do percurso realizado.
- Apresentação e partilha dos recursos construídos - Eportefólio
- Reflexão crítica sobre a aplicabilidade dos RED em sala de aula.
Trabalho assíncrono (7h)
- Exploração livre da aplicação.
- Desenvolvimento e melhoria contínua dos recursos construídos.
Organização e atualização do ePortefólio individual.
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 230.
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a Progressão em Carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 230.
Alexandre David Cerqueira Torres

Mestre em Ensino 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, com a realização do mestrado sobre a temática: “Aplicação das Aplicações em sala de aula com recurso ao tablet – intervenção nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico”. Doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É, também, investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de educação da Universidade do Minho. Tem participado em projetos de investigação em diferentes instituições na área da educação, mais concretamente em tecnologias educativas e na formação de educadores e professores. Membro na direção da Associação Nacional de Professores (ANP), sendo também consultor pedagógico no centro de formação Leonardo Coimbra, autor de vários artigos científicos no âmbito da educação e dinamizador de vários workshops e outras atividades no campo de ação da utilização de dispositivos móveis e aplicações, promovendo metodologias ativas, em contexto educativo. É, ainda, formador certificado pelo conselho científico e embaixador de diversas aplicações de vertente educacional, tais como Genially, Wakelet e Curipod. As suas áreas de interesse centram-se em “Smart Educational Ecosystem, Ambientes de Inovação Pedagógica, Educational Technology, Metodologias Ativas e Apps for Education”.
Researcher at Centre on Education (CIEd)
- ORCID 0000-0002-2448-8712
- Ciência ID 1016-C6B6-60EC
- Academia uminho.academia.edu/AlexandreDavidTorres