Ficha da formação
Portefólio de Crianças como Estratégia de Avaliação para a Aprendizagem na Educação de Infância (6ª EDIÇÃO)
Formação acreditada pelo CCPFC
Valor de inscrição: 125€
Início: 15-11-2021 | Fim: 06-12-2021Portefólio de Crianças como Estratégia de Avaliação para a Aprendizagem na Educação de Infância (6ª EDIÇÃO)
FORMADOR
Brigite Silva
CRONOGRAMA
De 15 de novembro a 06 de dezembro
Dias 15 (das 18h às 20h), 17, 19, 22, 24, 26, 29 de novembro e 3 (das 18h às 21h) e 6 de dezembro (das 18h às 20h)
MODALIDADE
online
DURAÇÃO
9 sessões
DESTINATÁRIOS
Educadores de infância
OBJETIVOS
1. Reconhecer a importância da avaliação para a qualidade da intervenção educativa
2. Conhecer técnicas e instrumentos de avaliação e documentação das aprendizagens das crianças
3. Desenvolver estratégias de avaliação para as aprendizagens das crianças através de portfólios
CONTEÚDOS
- Avaliação das aprendizagens na Educação de Infância: especificidades e documentos orientadores sobre avaliação
- Portefólios de crianças como metodologia de documentação e avaliação das aprendizagens
- Definição de portefolio
- Tipos de portefolios
- Processo de seleção de conteúdo e organização do portfólio
- Critérios na seleção de evidências
- Importância da seleção do adulto
- Importância da seleção da criança no processo de reflexão e autoavaliação
- Análise do conteúdo do portefólio: orientações para a análise das evidências recolhidas
- Propostas de intervenção e regulação da prática educativa com base nas evidências recolhidas
- Conferências de apresentação e reflexão sobre o portefólio
- Elaboração de sínteses de desenvolvimento com base nas evidências recolhidas
- Envolvimento parental no processo de elaboração dos portefólios
- Avaliação do processo de elaboração dos portfólios – indicadores e procedimentos
PROGRESSÃO DE CARREIRA
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Educadores de Infância.
Mais se certifica que, para os efeitos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para os efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.
Brigite Carvalho da Silva
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/4716-3FE7-B363
Professora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti na área de formação de professores.
Possui Licenciatura em Educação de Infância e Doutoramento na área da Didática e Organização Escolar pela Universidad de Jaén.
Tem desenvolvido vários projetos de intervenção e investigação nacionais e internacionais no âmbito da formação de educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico.