Aprendizagem baseada em projetos: o quê, porquê, e como?




Valor de inscrição: 125€


Início: 26-03-2025 | Fim: 03-04-2025

FORMADORAS

Doutora Daniela Gonçalves

Dr.ª Susana Almeida

CRONOGRAMA

Aulas síncronas

26 e 28 de março e 1 e 3 de abril (17h30 às 20h) 

MODALIDADE

Curso de Formação - Elearning

DURAÇÃO

25 horas acreditadas pelo CCPFC

DESTINATÁRIOS

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico 

OBJETIVOS

Com o presente curso pretende-se que os formandos conheçam as metodologias ativas e reconheçam as suas vantagens no processo de aprendizagem dos alunos.

Assim, os objetivos específicos são:

-Dar a conhecer as vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem;

-Experienciar diversas metodologias ativas;

-Problematizar a agência e a intervenção do aluno, como construtor do seu próprio conhecimento.

CONTEÚDOS

MÓDULO 1 - sessão síncrona 

●Contextualização do percurso formativo

●Desafios contemporâneos da educação

MÓDULO 2 - sessão assíncrona

●O que são as metodologias ativas?

MÓDULO 3 - sessão assíncrona

●As vantagens das metodologias ativas

MÓDULO 4 - sessão síncrona

●Aprendizagem baseada em projetos

MÓDULO 5 - sessão assíncrona

●Planificação de projeto

MÓDULO 6 - sessão síncrona

●Referenciais avaliativos da aprendizagem baseada em projetos

●Apresentação de trabalhos e conclusão

PROGRESSÃO DE CARREIRA

Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de Progressão em Carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico. 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

 




Daniela Alexandra Ramos Gonçalves



Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AF1F-74D8-5462

DEGOIS: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0475329025703551

Professora-adjunta na ESEPF, onde é Coordenadora-adjunta do Departamento de Formação de Professores e Diretora do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. 

Investigadora integrada no CIDTFF da UA e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Inovação Pedagógica. 

Consultora em diversas instituições de ensino, no âmbito de supervisão pedagógica e gestão/organização de formação.

Autora e formadora de propostas de formação contínua presencial e em regime de b-learning nas áreas de (B03) Educação e Desenvolvimento, (B17) Educação e Valores, (C03) Conceção e Organização de Projetos Educativos e (C12) Relação Pedagógica.