Ficha da formação
AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO: ESCOLA INCLUSIVA E NEURODIVERGÊNCIA: CAMINHOS DE INOVAÇÃO

Valor de inscrição: Gratuito
Se pretender emissão certificado: 20€
Data: 16-09-2025
Entidades Promotoras
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Data(s)
16, 18, 23 e 25 de setembro das 18h às 19h.30m
Duração/N.º horas (de 3 a 6h)
6 horas
Formador(es) (nome completo e grau)
Doutora Ana Gomes
Doutora Helena Serra
Mestre Marisa Lima
Doutora Mónica Soares
Doutora Rosa Lima
Área Abrangida*
* Decreto-Lei n.º 22/2014 de 11 de fevereiro
a) Área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino;
Objetivos
- Promover a compreensão da escola inclusiva no contexto da neurodivergência, reconhecendo os desafios e oportunidades que se colocam na prática pedagógica.
- Identificar e aplicar estratégias diferenciadas de apoio a alunos com dislexia, favorecendo a sua aprendizagem e participação escolar.
- Reconhecer a influência das emoções e dos comportamentos na aprendizagem de alunos neurodivergentes, adotando práticas que potenciem o bem-estar e a inclusão.
- Aprofundar o conhecimento sobre o autismo e outras formas de neurodivergência, desenvolvendo competências para implementar práticas inclusivas.
- Explorar metodologias inovadoras de aprendizagem da linguagem na infância, adequadas a contextos diversos e inclusivos.
- Fomentar a reflexão crítica e colaborativa entre docentes e educadores, com vista à inovação educativa em ambientes inclusivos.
Programa Temático
(Conteúdos científicos e/ou pedagógicos)
O programa da ação abrange quatro áreas essenciais: práticas diferenciadas no apoio à dislexia; gestão de emoções e comportamentos na neurodiversidade; compreensão do autismo e implementação de práticas inclusivas em colaboração com a comunidade educativa; e metodologias inovadoras de aprendizagem da linguagem na infância, promovendo o desenvolvimento e a comunicação em contextos diversos.
Distribuição dos conteúdos em função das sessões (decorrem por videoconferência):
Sessão | Conteúdos | Duração | Observações |
1 | Dislexia: abordagem diferenciada | 1h 30m | Doutora Helena Serra |
2 | Emoções, comportamentos e neurodiversidade | 1h 30m | Doutora Mónica Soares e Mestre Marisa Lima |
3 | Autismo e Neurodivergência: da Compreensão à Prática Inclusiva | 1h 30m | Doutora Ana Gomes |
4 | Perspetivando metodologias de Aprendizagem da Linguagem na Infância | 1h 30m | Doutora Rosa Lima |
Ana Maria Paula Marques Gomes

Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC
ID ORCID.org: 0000-0002-2492-3112Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.
Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.