AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO: ESCOLA INCLUSIVA E NEURODIVERGÊNCIA: CAMINHOS DE INOVAÇÃO




Valor de inscrição: Gratuito
Se pretender emissão certificado: 20€


Data: 16-09-2025

Entidades Promotoras

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Data(s)

16, 18, 23 e 25 de setembro das 18h às 19h.30m

Duração/N.º horas (de 3 a 6h)

6 horas 

Formador(es) (nome completo e grau)

Doutora Ana Gomes

Doutora Helena Serra

Mestre Marisa Lima

Doutora Mónica Soares

Doutora Rosa Lima

Área Abrangida*

 

* Decreto-Lei n.º 22/2014 de 11 de fevereiro

a) Área da docência, ou seja, áreas do conhecimento, que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino; 

Objetivos 

 

- Promover a compreensão da escola inclusiva no contexto da neurodivergência, reconhecendo os desafios e oportunidades que se colocam na prática pedagógica.

- Identificar e aplicar estratégias diferenciadas de apoio a alunos com dislexia, favorecendo a sua aprendizagem e participação escolar.

- Reconhecer a influência das emoções e dos comportamentos na aprendizagem de alunos neurodivergentes, adotando práticas que potenciem o bem-estar e a inclusão.

- Aprofundar o conhecimento sobre o autismo e outras formas de neurodivergência, desenvolvendo competências para implementar práticas inclusivas.

- Explorar metodologias inovadoras de aprendizagem da linguagem na infância, adequadas a contextos diversos e inclusivos.

- Fomentar a reflexão crítica e colaborativa entre docentes e educadores, com vista à inovação educativa em ambientes inclusivos.

Programa Temático

(Conteúdos científicos e/ou pedagógicos)

O programa da ação abrange quatro áreas essenciais: práticas diferenciadas no apoio à dislexia; gestão de emoções e comportamentos na neurodiversidade; compreensão do autismo e implementação de práticas inclusivas em colaboração com a comunidade educativa; e metodologias inovadoras de aprendizagem da linguagem na infância, promovendo o desenvolvimento e a comunicação em contextos diversos.

 

 

Distribuição dos conteúdos em função das sessões (decorrem por videoconferência):  

Sessão

Conteúdos

Duração

Observações

1

Dislexia: abordagem diferenciada

1h 30m

Doutora Helena Serra

2

Emoções, comportamentos e neurodiversidade

1h 30m

Doutora Mónica Soares e Mestre Marisa Lima

3

Autismo e Neurodivergência: da Compreensão à Prática Inclusiva

1h 30m

Doutora Ana Gomes

4

Perspetivando metodologias de Aprendizagem da Linguagem na Infância

1h 30m

Doutora Rosa Lima

 




Ana Maria Paula Marques Gomes



Formadora com Acreditação Profissional – CAP nº EDF 476942/2008 DC

ID ORCID.org:
0000-0002-2492-3112

Professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia. Doutorada em Ciências da Educação, desenvolve trabalho como investigadora e docente na área da Educação Especial e na Formação de Professores.

Licenciada em Pedagogia, intervém na área da Reabilitação e Terapêutica em Educação Especial e Problemas Graves da Comunicação e Linguagem.